A experiência do paciente deve ser um dos principais objetivos nas instituições hospitalares. Um bom atendimento é essencial para garantir uma experiência positiva, aprimorando também o desempenho operacional e reduzindo custos desnecessários a instituição.
No post de hoje vamos abordar a importância de proporcionar uma boa experiência ao paciente e descobrir 3 estratégias de aprimoramento eficientes com o objetivo de garantir a melhor experiência para eles.
Qual a importância de proporcionar uma boa experiência para o paciente?
O paciente deve ser um dos focos principais das instituições hospitalares, já que é através dele que todos os processos são realizados. Por isso, garantir a qualidade de sua experiência no ambiente hospitalar é fundamental.
Quando falamos de aprimorar a experiência do paciente, consideramos o aumento da sua satisfação no serviço prestado, melhorando, consequentemente, o seu envolvimento no próprio cuidado e tratamento.
Dessa forma, é possível também melhorar a imagem e fidelizar estes pacientes, como também atrair novos clientes para a instituição.
Quais são as 3 estratégias mais importantes para aprimorar a experiência dos pacientes?
Compreendendo a importância de uma boa experiência para o paciente, ficará mais fácil definir as estratégias. Essas estratégias devem ser traçadas o objetivo de aprimorar essa experiência e, com a ajuda da gestão hospitalar, aprimorar também a qualidade nos atendimentos.
Por isso, conheça três estratégias eficientes que visam aprimorar a experiência do paciente no ambiente hospitalar:
Recepção organizada
A primeira impressão é a que fica. Por isso, uma recepção organizada e humanizada é essencial.
Assim, o atendimento aos pacientes deve ser feito de forma humanizada e respeitosa. Dessa forma, é preciso garantir que a recepcionista atenda todos os pacientes com respeito e cordialidade.
Além disso, oferecer móveis confortáveis que amenizem o impacto da espera é importante, como também dispor de utensílios de entretenimento como TV e Wifi.
Disponibilizar água, café e biscoitos também é um ponto a mais para oferecer uma experiência agradável.
Atendimento humanizado
Ao procurar clínicas e hospitais para realização de consultas ou procedimentos, os pacientes buscam um atendimento de qualidade, que proporcionem a resolução de seu problema da melhor forma possível. Porém, para além da qualidade, muitos pacientes também esperam um atendimento humanizado.
Assim, um atendimento humanizado, ético e com boas práticas de conduta é essencial para garantir uma boa experiência, tendo como consequência a fidelização do paciente.
É necessário proporcionar uma relação de confiança entre médico e paciente, garantindo que ele receba todo o suporte necessário do profissional de saúde.
Agilidade no atendimento
No mundo atual, as tecnologias estão cada vez mais presentes nas instituições hospitalares, visando proporcionar uma experiência mais rápida e eficiente no atendimento e gerenciamento de processos. Um dos principais canais de comunicação que garante uma comunicação mais rápida e eficiente é o WhatsApp.
É importante ressaltar que SisHOSP possui uma integração com Whatsapp que permite o envio de alertas e lembretes de consulta diretamente pelo sistema, agilizando o processo de cuidados com seus pacientes.
Além do simples envio de mensagens, nosso software ainda é capaz de interpretar algumas respostas dos pacientes, facilitando a comunicação e a coleta de informações essenciais. E, se a instituição ainda possuir uma assinatura digital, é possível enviar receitas e atestados diretamente aos pacientes por meio do Whatsapp, proporcionando maior conveniência e segurança.
E mais: os médicos podem se comunicar com os pacientes sem sair do prontuário durante as consultas, tornando todo o processo mais eficiente e integrado. Essa inovação está revolucionando a forma como a saúde é gerenciada e promovendo um atendimento mais acessível e ágil para todos os pacientes.
No entanto, para que esse sistema funcione é necessário ter uma equipe atenta a essas solicitações para que o atendimento virtual seja feito da maneira mais rápida possível.
Nos tempos atuais, aprimorar a experiência do paciente está ligado a garantia de um atendimento ágil e de qualidade, proporcionando uma experiência humanizada. Quando todos esses fatores estão interligados, é possível não só melhorar a experiência do paciente, mas também fidelizá-lo.
Gostou de saber as 3 principais estratégias para aprimorar a experiência do paciente no hospital?
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