Blog

erros-gestao-hospital

Quais os principais erros cometidos pelos Hospitais na Gestão da sua Instituição?

Quantas vezes você já se pegou analisando dados e planilhas da sua instituição para descobrir erros que estão causando prejuízos para seu hospital ou manchando a reputação da sua empresa?

Muitas vezes, esses erros podem ser causados por pequenos detalhes quase que imperceptíveis para o gestor se ele não tiver um bom sistema de gestão para auxiliá-lo. Os problemas mais comuns encontrados nas grandes instituições são: falha de comunicação interna e externa, dificuldade de acesso ao histórico de prontuários e dos planos de saúde, glosas médicas, mau gerenciamento de estoque e muitos outros.

Para melhorar o desempenho do seu hospital, você precisa antes de tudo, entender que o uso da tecnologia é uma questão de necessidade. Primeiramente porque o consumidor está cada vez mais exigente e ciente dos seus direitos, e segundo porque quem presta serviços na área da saúde sabe da pressão que é zelar pela vida dos seus pacientes e cuidar para que ele saia da sua instituição sem qualquer tipo de enfermidade ou queixa.

Por isso, investir em tecnologia e inovação pode trazer uma enorme vantagem para seu hospital em relação aos seus concorrentes.

Resolvemos então, preparar uma lista com os 05 principais erros cometidos pelos hospitais na gestão da sua instituição:

Saiba Mais
Gerenciamento de Leitos

Qual a importância do Gerenciamento de Leitos para seu Hospital?

A gestão de leitos nos hospitais do país tem sido uma grande pedra no sapato dos gestores.
Isso porque, um dos maiores dilemas enfrentados por eles estão relacionados à administração e otimização do tempo ocioso de cada leito.
Um bom software de gestão é fundamental para que esse gerenciamento, controle e visualização das ocupações de cada leito possa ser mensurado de modo mais rápido e eficaz.

Apesar disso, ainda vemos muitos gestores registrando seus pacientes de modo manual, comprando e controlando os insumos hospitalares à moda antiga, tornando o processo de internação muito lento e desorganizado.

Os benefícios de um Sistema de Gestão nos ambientes hospitalares são evidentes. Com ele, a instituição ganha na qualidade dos serviços ofertados, facilita o acessos as informações e reduz custos e tempos em todas as operações.

Exigências para um bom gerenciamento de leito:

A gestão dos leitos hospitalares exige que o software atenda alguns serviços básicos de hotelaria como por exemplo o registro da alta do paciente, o período de internação, a equipe de higiene, nutrição e muitos outros profissionais envolvidos nessa jornada. Dessa maneira, os gestores podem evitar que os leitos fiquem vazios e não gerem receita para o hospital.

Motivos para aderir ao Sistema de Gerenciamento de Leitos informatizado:

Os motivos para requerer um sistema de gerenciamento de leitos integrado ao sistema de gestão do seu hospital são muitos:

O primeiro motivo é a capacidade de reduzir o tempo ocioso do leito;
A segunda melhor função é a facilidade ao acesso de informações para utilização de toda a equipe multidisciplinar;
O terceiro grande motivo e para nós, em particular, um dos mais interessantes para gestores, é o cálculo do tempo que toda a equipe gasta durante o exercício da sua atividade com determinado paciente. Assim você consegue determinar quais funções demandam mais esforços e tempo dentro da sua instituição.
Não poderia faltar também a questão principal do software que permite visualizar como estão as situações dos leitos hospitalares: se estão ocupados, vagos, em limpeza, reservados, interditados e etc).

Porque você deve aderir ao sistema de gerenciamento de leitos?

Hoje em dia, o grande dilema de todos é o tempo. Tempo para ver os filhos, tempo para ficar com a família, tempo para curtir o feriado.

Os sistemas de gestão do SisHOSP oferecem agilidade, otimização e informações gerenciais importantíssimas para um bom atendimento hospitalar.
Ter um bom software integrando todos os departamento da sua instituição de saúde irão potencializar os processos e informações internas, agregando maior valor aos serviços oferecidos pelo hospital e auxiliando os gestores nas principais tomadas de decisão.
Investir em Tecnologia de Informação, além de beneficiar seus usuários e equipe, ainda ajuda a cumprir metas e conhecer melhor tudo que ocorre dentro do seu hospital.

Faça a escolha certa para sua instituição. Escolha SisHOSP!

Saiba Mais
Prejuízos financeiros hospital

Dicas para evitar prejuízos financeiros dentro do seu hospital

Entenda como a logística bem organizada dos medicamentos pode transformar déficit em lucro e auxiliar sua instituição a evitar prejuízos financeiros dentro do seu hospital!

Quem conhece o ambiente hospitalar por dentro sabe que a logística de medicamentos e insumos representam um enorme prejuízo financeiro para as instituições de saúde em todo país.

Segundo dados do Conselho Federal de Farmácia (CFF), estima-se que cerca de 20% dos medicamentos adquiridos pelos hospitais públicos e privados são desperdiçados anualmente. Um prejuízo que ultrapassa 1 bilhão de reais.

Muitos hospitais, por não possuírem um bom sistema de gestão, acabam por não receberem informações básicas que podem evitar o desperdício como: estoque máximo e mínimo, consumo médio mensal e tanto outros índices que podem ser calculados facilmente através de um sistema informatizado.

É imprescindível para um gestor que deseja reduzir os custos da sua instituição, receber as informações necessárias para entender quais são os principais gargalos desse setor e estancar qualquer desperdício aparente.

Erros humanos também trazem prejuízos financeiros graves.

Estudos recentes divulgados no 2° Anuário da Segurança Assistencial Hospitalar, feito pelo Instituto de Pesquisa FELUMA (Faculdade Ciências Médicas de Minas Gerais) e pelo IESS (Instituto de Estudos de Saúde Suplementar) mostram que a cada uma hora, seis pessoas morrem por “eventos adversos graves”, ocasionados por erros, falhas assistenciais ou processuais ou infecções nos hospitais brasileiros. Desses óbitos, quatro poderiam ser evitados com a realização dos procedimentos corretos.

As consequências para a instituição são péssimas pois a credibilidade e qualidade do atendimento passam a ser questionados por todos os usuários.

Com o Sistema de Gestão Hospitalar do SisHOSP, você evita um dos principais eventos adversos que é o erro de medicação. Com ele você consegue bloquear a utilização de qualquer outro medicamento se não o prescrito pelo médico. Nosso software é capaz de alertar ao médico caso a medicação prescrita interaja de forma negativa frente a outro medicação, evitando assim a ocorrência de interação medicamentosa.

Pacientes vitimizados por essa intercorrência, ficam internados por um tempo médio até 3 vezes maior que o previsto inicialmente, gerando ainda mais custos para a instituição.

Economia de Recursos permite investir em novas tecnologias

Imagine quantos recursos poderiam ser reinvestidos com base nos desperdícios evitados?

Imagine poder controlar tudo dentro da sua instituição desde suprimentos básicos de limpeza até medicações de alto impacto financeiro?

Tudo isso é possível através de um software de gestão eficiente.

As vantagens são enormes, estudos demonstram que a adoção desse sistema promove, apenas em gastos com medicamentos, economia de 25% a 40%.
Com ele, as medicações prescritas são separadas pelo farmacêutico nas doses e formas prontas para uso, juntamente das informações do paciente, leito e horário de administração.

Além do mais, atuar com um sistema de gestão hospitalar permite:

  • Redução do tempo despendido pelo pessoal de enfermagem nas medicações;
  • Redução de erros de administração de medicamentos;
  • Faturamento mais preciso do consumo de medicamentos (por paciente);

E muito mais.

Portanto, investir em um sistema de gestão, com processos mais eficientes que assegurem a segurança do seus pacientes representa uma grande oportunidade econômica para seu hospital.

Saiba mais sobre nossos softwares de gestão e traga mais confiança para sua instituição e evita prejuízos financeiros dentro do seu hospital.

Solicite uma demonstração gratuita do nosso software.

Saiba Mais
Combater Desperdício Hospitala

Você sabe como combater o desperdício dentro do seu hospital? O SisHOSP te ajuda!

Ao longo dos últimos anos, temos visto inúmeras mudanças dentro de hospitais e instituições de saúde. Seja por conta das fusões de grandes empresas, seja pela falência de outras ou até mesmo pelo aumento da concorrência, a grande preocupação ainda é fazer com que diminuam-se os custos e também os desperdícios nos hospitais.
Mas será que é possível eliminar por completo os desperdícios dentro de um hospital?
Uma das maiores fontes de desperdício para uma instituição de saúde, por incrível que pareça, não é de materiais, mas sim, de tempo. Isso mesmo, o desperdício de tempo é um fator importante a ser destacado. Mas não estamos falando para os colaboradores executarem seus trabalhos mais rapidamente, mas sim de forma mais eficiente. Por exemplo: se uma sala de espera fica muito distante do consultório, os pacientes irão perder muito tempo se deslocando ao longo de um dia, semana ou mês e isso representará um enorme desperdício de tempo onde o médico estará apenas aguardando.
A burocracia também é um dos grandes vilões dentro dos hospitais. A falta de documentos, registros e até mesmo assinaturas podem atrasar processos muito importantes para o dia-a-dia do hospital.
Por esse motivo, é de extrema importância que sua equipe esteja amparada por um software de gestão eficiente. Ele não só vai lhe auxiliar a evitar desperdícios de recursos, como também vai indicar gargalos importantes para melhorar a qualidade do atendimento da sua instituição.

Em quais processos o software de gestão auxilia no combate ao desperdício dentro dos hospitais?

Quando bem implementado, um software de gestão deve ser capaz de identificar problemas em todos os setores de um hospital, desde a recepção, passando por processos cirúrgicos e até mesmo no financeiro. Por isso, é fundamental que todos os colaboradores estejam diretamente envolvidos em cada função para fornecer o máximo de informações úteis para o sistema para que o gestor possa analisar e implementar as devidas melhorias.
A tecnologia, quando bem utilizada, trás inúmeros benefícios para a instituição. Ela pode resolver simples problemas como melhorar o fluxo de pacientes na recepção, pode fornecer um controle mais eficiente do estoque e muito mais.
Por isso, se você deseja combater o desperdício dentro da sua instituição, você precisa de um software de gestão eficiente.

Saiba Mais
Estoque Hospitalar sishosp

Estoque Hospitalar: 04 dicas importantes para você controlar adequadamente o estoque da sua instituição de saúde!

Realizar a gestão e controle de todos os produtos estocados em sua instituição hospitalar é um processo que deve ser feito de maneira profissional.
Quantas vezes a sua instituição se viu em apuros em virtude de uma má gestão do estoque? Seja pela falta ou pelo excesso, o controle do estoque hospitalar impacta diretamente no financeiro de uma instituição de saúde.

Por isso, separamos 04 dicas importantíssimas para você tornar o estoque hospitalar da sua instituição mais eficiente e lucrativo.

01) ENTENDA A SAZONALIDADE DE CADA PRODUTO: Nossa primeira dica é entender que os medicamentos podem sofrer alterações em seu consumo durante o ano. Os fatores climáticos são os principais indicadores do aumento ou diminuição do consumo de determinados medicamentos.

Por isso, atente-se ao histórico de compras do seu hospital para se preparar para essas alterações no consumo e não faltar medicamentos. Com o software do SisHOSP você tem total controle sobre todos os medicamentos e até mesmo materiais de limpeza.

Através do uso do código de barras do fabricante você pode ter o controle fracionado dos produtos, reposição automática, solicitação eletrônica, cálculo automático de estoque mínimo e máximo, sugestão de compras e controle de kits montados fisicamente.

02) ATENÇÃO NO ARMAZENAMENTO CORRETO DOS PRODUTOS: Por incrível que pareça, muitos hospitais e instituições de saúde são obrigados a jogar fora milhares de produtos por não armazenarem de maneira correta.

Manter a organização das prateleiras, regular a temperatura correta dos refrigeradores e principalmente priorizar os medicamentos com vencimento mais próximo para seu uso são fundamentais para que se diminua o índice de medicamentos desperdiçados, como falamos nesse post.

03) TENHA UM INVENTÁRIO SEMPRE ATUALIZADO: Não ter um inventário atualizado pode deixar seu hospital desabastecido e trazer sérios riscos ao seu balanço financeiro. Por isso, é fundamental que se crie uma rotina para gerenciar o estoque hospitalar da sua instituição priorizando os medicamentos com maior impacto econômico dentro do hospital.

Nosso software auxilia o usuário a inventariar os produtos mais caros, aqueles que têm mais movimento de saída e aqueles que estão com pouco movimento.

Dessa maneira a Instituição consegue gerenciar seus estoques despendendo menos tempo operacional.

04) TENHA UM SOFTWARE DE GESTÃO EFICIENTE: Sua instituição faz tudo direito mas o software de gestão não conversa com os outros programas?

Foi-se o tempo em que esse controle de estoque hospitalar era feito com papéis. Um bom sistema de gestão possibilita quantificar o consumo dos medicamentos por cada paciente, encontrar problemas ou possíveis extravios de produtos e principalmente determinar quais produtos estão próximos dos seus vencimentos.
Além de tudo isso ainda emite relatórios, faz análises e fornece os principais indicadores para que seu hospital esteja sempre um passo a frente.

Por isso, na hora de escolher o software ideal para gerenciar o seu estoque hospitalar, escolha o melhor, escolha SisHOSP.

Saiba Mais
Certificado SBIS SisHOSP

SisHOSP conquista nova certificação SBIS-CFM

O SisHOSP passa a figurar entre os melhores softwares do país sendo uma das 10 empresas com certificação SBIS-CFM v.2016 reconhecida em todo país.

Em um mundo cada vez mais conectado, zelar pela segurança dos dados de seus pacientes e da sua instituição deve ser um ítem obrigatório na lista de exigências do gestor do hospital.

Nós do SisHOSP, entendemos que esse tipo de investimento deve ser essencial para se destacar e assegurar a privacidade, integridade e confidencialidade das informações de saúde.

Por isso, lutamos para que nosso software se adeque aos mais altos padrões de qualidade e possam ter todos os recursos capazes de assegurar a integridade do sistema exigida pela Sociedade Brasileira de Informática em Saúde.

E com imenso orgulho, recebemos na semana passada a Certificação SBIS-CFM v.2016 nas categorias: Assistencial (voltada à assistência à saúde) e NGS2 (que viabiliza a eliminação do papel nos processos de registro de saúde).

Toda essa conquista é o resultado dos investimentos feitos pelo SisHOSP ao longo dos últimos anos para tornar o nosso software mais seguro e confiável para você gestor.

O SisHOSP atua há mais de 30 anos no desenvolvimento de softwares para a área da Saúde atendendo ao longo dos anos dezenas de instituições por todo o país.

Traga mais segurança para sua instituição, conheça SisHOSP!

Saiba Mais

Hospital Norden de São Carlos implanta o Sistema de Gestão do SisHOSP

No último dia 13 de Setembro, estivemos presentes na inauguração do moderníssimo Hospital Norden em São Carlos.
Com seu sistema de gestão todo fornecido pelo SisHOSP, o Hospital Norden terá mais de 30 médicos em diversas especialidades, além de psicólogos, nutricionistas e fisioterapeutas e oferecerá exames de imagem e diagnóstico, coletas de exames laboratoriais, centro cirúrgico e leitos de internação.

A empresa, que atua no estado de São Paulo, planeja abrir até Dezembro de 2019 outras 6 unidades como o Norden Hospital. Originária de um grupo de empresas de gestão de saúde e equipe médica, a Norden foi criada para planejar, executar e gerir unidades de saúde que prestem atendimento de excelência, com a missão de serem acessíveis, eficientes e oferecerem a melhor experiência a todos os seus clientes. Um dos seus principais objetivos é usar tecnologias inovadoras para aperfeiçoar o atendimento à saúde dos brasileiros, colocando em prática trabalhos focados em prevenção e melhor comunicação entre área médica e pacientes.

Saiba Mais
Sistema de Gestão Hospitalar SisHOSP

Como fazer gestão hospitalar com a ajuda de um software?

Se você gestor, precisa de um aliado na organização estrutural da sua instituição, certamente você necessita de um software de gestão hospitalar.
Além de ser fundamental para a saúde financeira do seu hospital, o software de gestão hospitalar ainda auxilia toda a equipe e é responsável por integrar todas as áreas da sua instituição.
Dessa forma, todos os processos realizados pelo paciente, desde o primeiro atendimento, passando pelo controle do estoque de medicação, exames, prontuários eletrônicos de pacientes e até mesmo o faturamento são articulados em um só sistema.
A agilidade e controle de informações nos processos operacionais proporcionados por esses sistemas de gestão hospitalar trazem melhorias nos serviços prestados pela instituição.
Esse gerenciamento de TI de todo o hospital acaba por gerar níveis de organização e clareza elevados e, consequentemente, um impacto financeiro positivo nas contas do hospital.
Assim, cada vez mais vemos gestores focados em tornar seus hospitais referências em medicina e tecnologia em todo o país, pois eles sabem que tudo isso trás uma melhor reputação e um tratamento mais digno aos seus pacientes. Um software de gestão é capaz de lhe auxiliar em inúmeros processos!

Saiba Mais
como preparar sua equipe para receber um ERP Hospitalar

Sua equipe está preparada para receber um ERP Hospitalar?

Não é mais novidade para nenhum gestor que um bom software de gestão ou um ERP hospitalar de qualidade é capaz de transformar uma instituição e torná-la mais eficiente e lucrativa.
Porém, o que poucos sabem é que é necessário preparar toda a equipe para receber a ferramenta, somente assim você terá sucesso.

O que devo avaliar dentro da minha instituição para receber um ERP Hospitalar?

Um dos pontos fundamentais para essa implantação é avaliar o tamanho da sua instituição para entender onde o software pode lhe auxiliar com soluções específicas.

É de extrema importância que a instituição capacite os seus funcionários para lidar com esses novos fluxos, visto que, o uso de um ERP hospitalar trás inúmeras mudanças na rotina de trabalho deles.

Saiba Mais
segurança dos pacientes

Como um software de gestão pode garantir a segurança dos seus pacientes?

As discussões sobre segurança do paciente nas unidades hospitalares configuram uma tendência mundial e frequentemente tem sido abordado pela mídia questões que envolvem esta temática.

Apesar de todos os avanços no âmbito da segurança do paciente, o erro humano é um dos fatores que mais se destaca e frequentemente esses episódios de erro envolvendo profissionais de saúde nas instituições hospitalares são noticiados através da imprensa e da mídia.

Números que assustam qualquer gestor com relação a segurança dos seus pacientes:

Estima-se que haja no Brasil de 100 a 400 mil óbitos ao ano que podem estar associados a eventos adversos assistenciais hospitalares.

A ocorrência dos eventos adversos causa danos aos pacientes e aumenta o tempo de permanência e os custos hospitalares.

Para reduzir essa ocorrência e aumentar a segurança do paciente, o uso da tecnologia é fundamental para a instituição de saúde. Através de um software de gestão eficiente, os processos se tornam mais transparentes, os médicos, enfermeiros e toda equipe envolvida têm acesso à informação de forma mais rápida e mais segura.

O software de gestão hospitalar do SisHOSP garante aos seus funcionários uma rotina de trabalho focada na segurança dos seus pacientes, pois está presente em todos os processos desde a chegada do paciente até o desfecho do atendimento.
Nosso software atua como um aliado no combate aos eventos adversos pois armazena os dados de todos os seus pacientes de maneira segura, bloqueia medicações não prescritas e avisa ocorrências de interações medicamentosas, o que reflete em um atendimento com muito mais qualidade e satisfação do paciente.

Com SisHOSP você mantém a rotina do seu hospital sempre focada em manter o bom atendimento e garante aos seus funcionários um ambiente menos estressante, visto que estarão sendo ajudados pelo software.

Mude você também para um software que presa pela segurança dos seus pacientes, mude para SisHOSP!

Saiba Mais