Blog

Sua clínica médica já faz o agendamento online das consultas dos seus pacientes?

Se a sua clínica ainda realiza o agendamento de consulta e demais procedimentos médicos pelo telefone, você precisa conhecer as vantagens que um bom software de gestão pode oferecer para sua equipe.
Além da modernidade que um sistema de gestão trás para sua clínica, os softwares auxiliam recepcionistas, médicos, secretárias, gestores e até mesmo o paciente final na hora de escolher qual clínica ele quer se consultar.
No mundo moderno, todos estamos conectados o tempo todo. Por isso, apresentar um sistema de agendamento online para seus pacientes faz toda a diferença na hora de prestar um bom atendimento.
O agendamento online além de ser um grande diferencial pois oferece um serviço 24 horas por dia, ainda agiliza o atendimento e facilita a vida das recepcionistas que não precisam mais perderem tempo procurando fichas de cadastro ou até mesmo atendendo várias ligações ao mesmo tempo.
Esse ganho de tempo é refletido em um melhor atendimento dos seus pacientes e na qualidade da consulta, visto que o software não permite duplicidade de horário, um dos erros mais cometidos quando as consultas eram feitas apenas no papel.
Com a agenda mais organizada, fica mais fácil para você gestor controlar seu fluxo de caixa e consequentemente melhorar seus indicadores financeiros.
Você também pode disponibilizar os exames dos seus pacientes de forma online e ainda pode digitar e assinar laudos médicos sem necessidade de impressão ou deslocamento do paciente para retirá-lo.
Se ainda assim você não está convencido de que um software de gestão pode facilitar a vida da sua clínica, entre em contato conosco e peça uma apresentação ao vivo do nosso sistema.
SisHOSP Clinicus é a solução ideal para sua clínica médica que está em constante evolução e precisa de um software que acompanhe todas as suas necessidades.

Leia Mais
Checagem na beira do leito

Como o prontuário eletrônico digital pode salvar vidas na beira do leito.

Um dos pilares fundamentais para a boa gestão hospitalar, está focado na segurança dos seus pacientes e na diminuição do índice de erros hospitalares.

Segundo o Anuário da Segurança Assistencial Hospitalar no Brasil, realizado pelo IESS (Instituto de Estudos de Saúde Suplementar) em parceria com a Faculdade de Medicina da UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais), a cada 5 minutos são registradas 3 mortes em hospitais por falhas médicas.

O avanço da tecnologia tem permitido que gestores e colaboradores tracem estratégias que permitam evitar esse tipo de evento adverso e reduzir o número de óbitos por falha humanas.

Leia Mais
Software de gestão para residencial sênior

Como fazer seu residencial sênior se tornar lucrativo?

Que a expectativa de vida mundial tem aumentado nos últimos anos, todo mundo já sabe.
E com o envelhecimento populacional em alta, uma grande quantidade de Instituições de Longa Permanência para Idosos tem surgido em todo país.
Os residenciais seniores, como são mais conhecidos hoje em dia, tem sido o refúgio de muitos desses idosos que buscam outras atividades e cuidados prolongados.
E não se engane ao achar que esse tipo de instituição não necessita de tecnologia para uma gestão profissional. Aqueles que investem em um sistema de gestão eficiente já colhem frutos mais promissores que outros que ainda fazem os controles no papel e caneta.

Leia Mais
Software de gestão instituicao de longa permanência

Porque instituições de Longa Permanência devem investir em softwares de gestão?

Instituições de Longa Permanência e Clínicas Psiquiátricas tem grandes dificuldades para controlar os fluxos de informações do dia-a-dia e seus respectivos processos de trabalho.

Por isso, quem administra esse tipo de instituição tem que lidar diariamente com processos burocráticos e morosos.

Felizmente, cada vez mais, os softwares de gestão tem invadido essas instituições e proporcionado melhores resultados para seus gestores. Isso porque um bom software de gestão é capaz de otimizar os processos e atividades dentro das Instituições de Longa Permanência e Clínicas Psiquiátricas, evitando funções desnecessárias e principalmente o retrabalho.

Leia Mais
Software gestão hospitalar

Como equilibrar as contas do seu hospital com um software de gestão?

Os últimos anos têm sido bem difíceis para quem trabalha com hospitais e instituições de saúde.

Os cortes de gastos, o congelamento dos investimentos, a demora e o aumento no tempo de repasse das verbas contribuíram e muito para que praticamente todas as instituições operassem no vermelho.

Enquanto os preços no geral subiram, os pagamentos efetuados pelas operadoras de saúde saltaram de 67 dias em média para 73 dias nos últimos anos. Pode até não parecer muito, mas fez uma enorme diferença no fluxo financeiro dos hospitais e instituições de saúde.

Mas como sair dessa difícil situação? Como contornar esse problema e cumprir com todos os pagamentos?

Leia Mais
Software para clinica médica

Tudo que você precisa saber antes de contratar um software de gestão para sua clínica médica.

Cada vez mais, os softwares de gestão têm ocupado espaços importantes na rotina das clínicas médicas.

A tecnologia e os aplicativos móveis já são realidade na vida de gestores e pacientes.

Mas muitos ainda não utilizam toda a capacidade que um bom software de gestão pode proporcionar aos seus usuários e acabam deixando informações importantes passarem despercebidas pelos seus administradores.

Mas com essas dicas do SisHOSP você poderá escolher o melhor software de gestão para clínica médica para sua instituição.

Confira abaixo algumas funcionalidades importantes que você deve ficar de olho:

 

1) Informações gerenciais e relatórios financeiros:

Uma clínica médica sem um sistema eficiente não sobrevive por muito tempo. Por isso, se você deseja que sua clínica cresça e saia do amadorismo, você precisa de um software de gestão que seja capaz de atendê-lo prontamente. Informações são essenciais para que você possa entender a situação da sua empresa e possa olhar para o futuro sem medo.

Portanto, se o seu software atual não disponibiliza informações importantes para a tomada de decisão, você precisa rever seus conceitos.

 

2) Agendamento Via Web:
Quantas vezes você já ouviu reclamações dos seus pacientes de que o telefone da clínica só fica ocupado?

Agora imagine que é possível disponibilizar para seus pacientes um serviço de agendamento que funcione 24h por dia, 07 dias por semana?

Com o agendamento via web você pode oferecer essa conveniência para seus pacientes e ainda reduzir o volume de ligações durante o horário comercial. O que melhora significativamente a qualidade do atendimento da sua clínica.

 

3) Certificado SBIS / CFM (Sociedade Brasileira de Informática na Saúde / Conselho Federal de Medicina):

Com um sistema certificado sua clínica ganha muito mais. Isso porque os softwares que obtêm esse selo tem que passar por uma bateria de testes que comprovam e atestam a segurança do sistema. Sem esse certificado sua clínica fica vulnerável e suscetível a erros.

 

Em suma, se o seu software não é capaz de acompanhar o crescimento da sua clínica você precisa conhecer SisHOSP Clinicus. Um software com interface amigável, super eficiente e que auxilia na gestão da sua clínica de maneira simples e descomplicada.

Com ele você tem acesso a módulos importantes como: Controle de Exames, Exames Online, Laudo Digital à distância, Gestão de Compras, Gestão de Estoque, Glosas, Financeiro e muito mais.

Clique aqui e faça download do nosso catálogo virtual.

Leia Mais
erros-gestao-hospital

Quais os principais erros cometidos pelos Hospitais na Gestão da sua Instituição?

Quantas vezes você já se pegou analisando dados e planilhas da sua instituição para descobrir erros que estão causando prejuízos para seu hospital ou manchando a reputação da sua empresa?

Muitas vezes, esses erros podem ser causados por pequenos detalhes quase que imperceptíveis para o gestor se ele não tiver um bom sistema de gestão para auxiliá-lo. Os problemas mais comuns encontrados nas grandes instituições são: falha de comunicação interna e externa, dificuldade de acesso ao histórico de prontuários e dos planos de saúde, glosas médicas, mau gerenciamento de estoque e muitos outros.

Para melhorar o desempenho do seu hospital, você precisa antes de tudo, entender que o uso da tecnologia é uma questão de necessidade. Primeiramente porque o consumidor está cada vez mais exigente e ciente dos seus direitos, e segundo porque quem presta serviços na área da saúde sabe da pressão que é zelar pela vida dos seus pacientes e cuidar para que ele saia da sua instituição sem qualquer tipo de enfermidade ou queixa.

Por isso, investir em tecnologia e inovação pode trazer uma enorme vantagem para seu hospital em relação aos seus concorrentes.

Resolvemos então, preparar uma lista com os 05 principais erros cometidos pelos hospitais na gestão da sua instituição:

Leia Mais
Gerenciamento de Leitos

Qual a importância do Gerenciamento de Leitos para seu Hospital?

A gestão de leitos nos hospitais do país tem sido uma grande pedra no sapato dos gestores.
Isso porque, um dos maiores dilemas enfrentados por eles estão relacionados à administração e otimização do tempo ocioso de cada leito.
Um bom software de gestão é fundamental para que esse gerenciamento, controle e visualização das ocupações de cada leito possa ser mensurado de modo mais rápido e eficaz.

Apesar disso, ainda vemos muitos gestores registrando seus pacientes de modo manual, comprando e controlando os insumos hospitalares à moda antiga, tornando o processo de internação muito lento e desorganizado.

Os benefícios de um Sistema de Gestão nos ambientes hospitalares são evidentes. Com ele, a instituição ganha na qualidade dos serviços ofertados, facilita o acessos as informações e reduz custos e tempos em todas as operações.

Exigências para um bom gerenciamento de leito:

A gestão dos leitos hospitalares exige que o software atenda alguns serviços básicos de hotelaria como por exemplo o registro da alta do paciente, o período de internação, a equipe de higiene, nutrição e muitos outros profissionais envolvidos nessa jornada. Dessa maneira, os gestores podem evitar que os leitos fiquem vazios e não gerem receita para o hospital.

Motivos para aderir ao Sistema de Gerenciamento de Leitos informatizado:

Os motivos para requerer um sistema de gerenciamento de leitos integrado ao sistema de gestão do seu hospital são muitos:

O primeiro motivo é a capacidade de reduzir o tempo ocioso do leito;
A segunda melhor função é a facilidade ao acesso de informações para utilização de toda a equipe multidisciplinar;
O terceiro grande motivo e para nós, em particular, um dos mais interessantes para gestores, é o cálculo do tempo que toda a equipe gasta durante o exercício da sua atividade com determinado paciente. Assim você consegue determinar quais funções demandam mais esforços e tempo dentro da sua instituição.
Não poderia faltar também a questão principal do software que permite visualizar como estão as situações dos leitos hospitalares: se estão ocupados, vagos, em limpeza, reservados, interditados e etc).

Porque você deve aderir ao sistema de gerenciamento de leitos?

Hoje em dia, o grande dilema de todos é o tempo. Tempo para ver os filhos, tempo para ficar com a família, tempo para curtir o feriado.

Os sistemas de gestão do SisHOSP oferecem agilidade, otimização e informações gerenciais importantíssimas para um bom atendimento hospitalar.
Ter um bom software integrando todos os departamento da sua instituição de saúde irão potencializar os processos e informações internas, agregando maior valor aos serviços oferecidos pelo hospital e auxiliando os gestores nas principais tomadas de decisão.
Investir em Tecnologia de Informação, além de beneficiar seus usuários e equipe, ainda ajuda a cumprir metas e conhecer melhor tudo que ocorre dentro do seu hospital.

Faça a escolha certa para sua instituição. Escolha SisHOSP!

Leia Mais
Prejuízos financeiros hospital

Dicas para evitar prejuízos financeiros dentro do seu hospital

Entenda como a logística bem organizada dos medicamentos pode transformar déficit em lucro e auxiliar sua instituição a evitar prejuízos financeiros dentro do seu hospital!

Quem conhece o ambiente hospitalar por dentro sabe que a logística de medicamentos e insumos representam um enorme prejuízo financeiro para as instituições de saúde em todo país.

Segundo dados do Conselho Federal de Farmácia (CFF), estima-se que cerca de 20% dos medicamentos adquiridos pelos hospitais públicos e privados são desperdiçados anualmente. Um prejuízo que ultrapassa 1 bilhão de reais.

Muitos hospitais, por não possuírem um bom sistema de gestão, acabam por não receberem informações básicas que podem evitar o desperdício como: estoque máximo e mínimo, consumo médio mensal e tanto outros índices que podem ser calculados facilmente através de um sistema informatizado.

É imprescindível para um gestor que deseja reduzir os custos da sua instituição, receber as informações necessárias para entender quais são os principais gargalos desse setor e estancar qualquer desperdício aparente.

Erros humanos também trazem prejuízos financeiros graves.

Estudos recentes divulgados no 2° Anuário da Segurança Assistencial Hospitalar, feito pelo Instituto de Pesquisa FELUMA (Faculdade Ciências Médicas de Minas Gerais) e pelo IESS (Instituto de Estudos de Saúde Suplementar) mostram que a cada uma hora, seis pessoas morrem por “eventos adversos graves”, ocasionados por erros, falhas assistenciais ou processuais ou infecções nos hospitais brasileiros. Desses óbitos, quatro poderiam ser evitados com a realização dos procedimentos corretos.

As consequências para a instituição são péssimas pois a credibilidade e qualidade do atendimento passam a ser questionados por todos os usuários.

Com o Sistema de Gestão Hospitalar do SisHOSP, você evita um dos principais eventos adversos que é o erro de medicação. Com ele você consegue bloquear a utilização de qualquer outro medicamento se não o prescrito pelo médico. Nosso software é capaz de alertar ao médico caso a medicação prescrita interaja de forma negativa frente a outro medicação, evitando assim a ocorrência de interação medicamentosa.

Pacientes vitimizados por essa intercorrência, ficam internados por um tempo médio até 3 vezes maior que o previsto inicialmente, gerando ainda mais custos para a instituição.

Economia de Recursos permite investir em novas tecnologias

Imagine quantos recursos poderiam ser reinvestidos com base nos desperdícios evitados?

Imagine poder controlar tudo dentro da sua instituição desde suprimentos básicos de limpeza até medicações de alto impacto financeiro?

Tudo isso é possível através de um software de gestão eficiente.

As vantagens são enormes, estudos demonstram que a adoção desse sistema promove, apenas em gastos com medicamentos, economia de 25% a 40%.
Com ele, as medicações prescritas são separadas pelo farmacêutico nas doses e formas prontas para uso, juntamente das informações do paciente, leito e horário de administração.

Além do mais, atuar com um sistema de gestão hospitalar permite:

  • Redução do tempo despendido pelo pessoal de enfermagem nas medicações;
  • Redução de erros de administração de medicamentos;
  • Faturamento mais preciso do consumo de medicamentos (por paciente);

E muito mais.

Portanto, investir em um sistema de gestão, com processos mais eficientes que assegurem a segurança do seus pacientes representa uma grande oportunidade econômica para seu hospital.

Saiba mais sobre nossos softwares de gestão e traga mais confiança para sua instituição e evita prejuízos financeiros dentro do seu hospital.

Solicite uma demonstração gratuita do nosso software.

Leia Mais
Combater Desperdício Hospitala

Você sabe como combater o desperdício dentro do seu hospital? O SisHOSP te ajuda!

Ao longo dos últimos anos, temos visto inúmeras mudanças dentro de hospitais e instituições de saúde. Seja por conta das fusões de grandes empresas, seja pela falência de outras ou até mesmo pelo aumento da concorrência, a grande preocupação ainda é fazer com que diminuam-se os custos e também os desperdícios nos hospitais.
Mas será que é possível eliminar por completo os desperdícios dentro de um hospital?
Uma das maiores fontes de desperdício para uma instituição de saúde, por incrível que pareça, não é de materiais, mas sim, de tempo. Isso mesmo, o desperdício de tempo é um fator importante a ser destacado. Mas não estamos falando para os colaboradores executarem seus trabalhos mais rapidamente, mas sim de forma mais eficiente. Por exemplo: se uma sala de espera fica muito distante do consultório, os pacientes irão perder muito tempo se deslocando ao longo de um dia, semana ou mês e isso representará um enorme desperdício de tempo onde o médico estará apenas aguardando.
A burocracia também é um dos grandes vilões dentro dos hospitais. A falta de documentos, registros e até mesmo assinaturas podem atrasar processos muito importantes para o dia-a-dia do hospital.
Por esse motivo, é de extrema importância que sua equipe esteja amparada por um software de gestão eficiente. Ele não só vai lhe auxiliar a evitar desperdícios de recursos, como também vai indicar gargalos importantes para melhorar a qualidade do atendimento da sua instituição.

Em quais processos o software de gestão auxilia no combate ao desperdício dentro dos hospitais?

Quando bem implementado, um software de gestão deve ser capaz de identificar problemas em todos os setores de um hospital, desde a recepção, passando por processos cirúrgicos e até mesmo no financeiro. Por isso, é fundamental que todos os colaboradores estejam diretamente envolvidos em cada função para fornecer o máximo de informações úteis para o sistema para que o gestor possa analisar e implementar as devidas melhorias.
A tecnologia, quando bem utilizada, trás inúmeros benefícios para a instituição. Ela pode resolver simples problemas como melhorar o fluxo de pacientes na recepção, pode fornecer um controle mais eficiente do estoque e muito mais.
Por isso, se você deseja combater o desperdício dentro da sua instituição, você precisa de um software de gestão eficiente.

Leia Mais