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Apagar incendio na instituição

Pare de APAGAR INCÊNDIOS! Chegou a hora de começar a fazer gestão de verdade.

Ao longo dos nossos anos de história, nós sempre ouvimos dos nossos clientes a seguinte expressão: “Eu vivo apagando incêndios por aqui”. Apesar de ser comum em grandes organizações, “apagar incêndios” não deve ser uma rotina na vida do gestor de uma instituição de saúde.

Apagar incêndios é, por muitas vezes, inevitável, porém, de alguma forma, essa situação não pode ser considerada normal ou virar uma rotina ao ponto de você e sua equipe se acostumarem com ela.

Esta síndrome se torna presente, quando não há uma abordagem sistemática na resolução de problema que surgem no dia-a-dia, geralmente as soluções são provisórias, você só tem tempo para decidir qual tarefa irá fazer e qual irá adiar, sendo que por vezes nem você mesmo sabe por que está fazendo isso ou aquilo.

Assim, o problema se torna uma grande e incontrolável “bola de neve” que fará com que o funcionamento da sua instituição continue sendo feito sem direção e com uma alta dose de esforços e desgaste humano e financeiro.

Infelizmente, muitos gestores continuam “apagando incêndios” dentro das instituições de saúde e deixam de resolver a raiz do problema.
Se você já percebeu isso dentro do seu hospital ou clínica, muito cuidado! Pode ser um caminho sem volta!
Felizmente esse tipo de síndrome tem cura quando tratada de maneira correta e no tempo certo.

Como resolver a síndrome de Apagar Incêndios dentro da sua Instituição de saúde?

Existem muitas maneiras de se prevenir, combater ou impedir que os gestores se tornem “bombeiros” dentro das instituições.

A primeira delas está relacionada a informação. É através de dados e informações que você vai conseguir tomar a melhor decisão para o momento que sua instituição está vivendo.

Mas para isso você precisa que sua equipe esteja alinhada e bem treinada sobre os processos que o sistema de gestão oferece e como eles são importantes para uma boa gestão.

É através de software ou sistema de gestão que é possível reconhecer e entregar dados importantes para que o gestor saiba onde deve investir ou capacitar melhor seus colaboradores para solucionar determinados problemas que não permitem que o trabalho tenha fluidez dentro da instituição.

Além disso, implementar processos de aprendizado podem fazer com que determinados assuntos sejam resolvidos de maneira mais rápida e fácil, evitando que a bola de neve ganhe força e atrapalhe todo o processo organizacional dentro do hospital.

Por fim, é importante acompanhar de perto todos os processos e evitar ao máximo aquelas soluções provisórias para que no futuro você não precise passar todo o seu tempo apagando incêndios.

Dessa forma, você, além de criar um ambiente mais leve para seus colaboradores ainda poderá aumentar o prestígio da sua instituição prestando um bom atendimento e evitando todo estresse causado pelos problemas do dia-a-dia.

Entre em contato com a equipe da SisHOSP e descubra como evitar a síndrome de apagar incêndios dentro da sua instituição de saúde.

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faturamento hospitalar

Faturamento Hospitalar: Como reduzir o prazo de recebimento pelos serviços prestados.

Um dos principais pilares para a sustentabilidade de um hospital é o setor de faturamento. Sem um bom planejamento financeiro fica quase impossível garantir o equilíbrio das contas e a manutenção do bom atendimento dentro da instituição.
Porém, ainda assim, o tempo médio para recebimento dos benefícios por partes das operadoras é de mais de 02 (dois) meses.

Mas será que é possível reduzir esse tempo de espera e tornar o recebimento pelos serviços prestados mais ágil?

Vamos conferir.

Integração é a palavra-chave para um faturamento hospitalar eficiente.

Primeiramente é bom ressaltar que é preciso que todos os setores estejam integrados através de um software de gestão para eliminar papel e auxiliar no preparo das contas.

 

É fundamental que as etapas assistenciais como prescrição, aprazamento, dispensação, controle de estoque da farmácia e muitos outros serviços estejam alinhados para garantir tanto a segurança do paciente como também a rastreabilidade de todo processo, de modo que o faturamento possa ser feito no menor tempo possível de maneira 100% eficaz.

 

Acompanhamento e auditoria dos processos.

 

Como bem sabemos, todo tratamento requer tempo e autorização da operadora para ser feito.
Com a ajuda de um software de gestão é preciso apenas puxar a documentação com todos os detalhes do paciente e auditar os dados para que sejam enviados para as operadoras de saúde.

 

Envio dos documentos para reembolso

 

Assim que todos os processos forem realizados é hora de enviar o documento para o faturamento.

Esse é um dos únicos processos em que o sistema digital é interrompido pois a grande maioria das operadoras exige a conta física. Até em virtude desse procedimento os pagamentos acabam levando cerca de 66 dias para serem efetivados.

 

Por isso, é importante que sua equipe prepare todos os documentos necessários da maneira correta para que não haja qualquer tipo de problema ao enviar o documento para a operadora e dessa forma atrasar o pagamento dos serviços prestados.

 

Em suma, é preciso ter agilidade e segurança nos processos internos da sua instituição para que a saúde financeira do seu hospital não entre em colapso.

Com SisHOSP você têm sempre em mãos tudo o que precisa para uma gestão eficaz e um faturamento preciso dos serviços prestados.

Conheça nosso software e surpreenda-se.

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agendamento online

Agendamento online: principais vantagens para as clínicas e ambulatórios médicos

As novas tecnologias inovam a cada dia trazendo, na maior parte das vezes, praticidade e agilidade para todos. No caso da área médica, o agendamento online tem ganhado muito espaço nos últimos anos, trazendo benefícios para o paciente, clínicas e médicos. Por isso, no post de hoje vamos analisar as principais vantagens do agendamento online para as clínicas e ambulatórios médicos. Gostou? Vamos lá, então!

Como funciona o agendamento online?

O agendamento online permite que os pacientes visualizem a disponibilidade do médico e possam realizar todo o processo de agendamento com autonomia, sem necessariamente entrar em contato com a respectiva clínica ou ambulatório médico. Esse tipo de plataforma/ferramenta facilita a vida de todos os envolvidos, que são:

  • Pacientes;
  • Médicos;
  • Profissionais de atendimento da clínica e ambulatório.

Como o sistema funciona 24h por dia, durante os 7 dias da semana, o paciente pode realizar o agendamento online no horário mais conveniente para ele que, muitas vezes, coincide com o final da noite e os finais de semana, horários e dias em que as recepções das clinicas e ambulatórios médicos não estão em funcionamento para marcações de consultas.

Além disso, quando falamos de agendamento online, é importante que esta ferramenta faça parte de um software de gestão específico para o gerenciamento de clínicas e ambulatórios. Dessa forma, todas as informações estratégicas, importantes e cruciais para a clínica e/ou ambulatórios médico ficam armazenadas em um mesmo local e de maneira integrada.

Principais vantagens do agendamento online

Como já vimos, o agendamento online traz agilidade para todos os envolvidos, assim como mais conforto para marcação por parte do paciente, pois o sistema funciona 24h por dia. Além disso, traz como vantagens:

  • Mensagens de lembrete: outra vantagem do agendamento online é a ferramenta que envia mensagens automáticas com lembretes e confirmações de consultas. Isso otimiza e facilita o trabalho das secretárias e ainda contribui para a queda do absenteísmo dos pacientes;
  • Melhoria no atendimento: quando uma clínica ou ambulatório não tem a ferramenta de agendamento online, muitas vezes as recepcionistas e secretárias precisam se desdobrar entre telefonemas, marcações, atendimento presencial, confirmação de documentação, dentre outras tarefas. Com o agendamento online, otimiza-se o trabalho destes profissionais de recepção e eles podem focar em um atendimento mais qualificado e humanizado.

Ficou curioso para saber mais sobre agendamento online para sua clínica ou ambulatório médico? Fale agora mesmo com um dos nossos consultores e tire todas as suas dúvidas. A SisHOSP é uma empresa especializada em planejamento e soluções digitais para ambulatórios médicos, clínicas de saúde, hospitais, residenciais seniores, instituições de longa permanência e clínicas psiquiátricas, sempre com tecnologia inovadora e integrada. E é isso que a SisHOSP faz: desenvolve soluções para agregar valor ao seu negócio. Para mais informações, entre em contato conosco.

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Digitalização de clínicas: vamos começar 2021 online?

O ano de 2020 foi cheio de desafios para diversos setores, principalmente para o setor da saúde. As clínicas médicas e tiveram que se reinventar e se adaptar para superar os inúmeros obstáculos ao longo do ano. Com a chegada do ano novo, também é o momento de se realizar o planejamento. Se o ano de 2020 tivemos que fazer as coisas de maneira improvisada, é importante pensar e planejar o ano de 2021. Por isso, o tema do post de hoje é sobre a digitalização de clínicas. Gostou? Vamos lá, então!

 

Digitalização de clínicas: o que significa?

A implantação soluções digitais nas clínicas médicas e consultório médicos não se limita apenas ao agendamento online de consultas.

O agendamento online permite que os pacientes visualizem a disponibilidade do médico e possam realizar todo o processo de agendamento com autonomia, sem necessariamente entrar em contato com a respectiva clínica ou consultório médico. E, obviamente, que esses é um dos serviços da digitalização dos consultórios e clínicas médicas que mais chamam atenção, tanto dos pacientes quanto dos profissionais envolvidos (médicos e atendentes).

Porém, quando falamos em implementação da digitalização na área de saúde referimo-nos a algo muito mais abrangente. Trata-se de uma gestão muito mais otimizada, envolvendo as mais diversas áreas: financeira, estoque, rotinas, prontuário, dentre outras.

Para isso, é necessário um software de gestão que ofereça diversas soluções para a clínica e consultório médico, tornando muito mais eficiente a gestão do negócio.

Além disso, é importante lembrar que a tecnologia vem para auxiliar e potencializar os processos, mas a humanização continua sendo um dos valores mais importantes quando se trata do setor da saúde.

 

E como começar o ano de 2021 com minha clínica ou consultório médico digital?

Para já começar o ano de 2021 online, é necessário encontrar parceiros que sejam especialistas no setor de saúde e em soluções para clínicas. E é isso que nós fazemos: a SisHOSP é uma empresa especializada em planejamento e soluções digitais para clínicas de saúde, hospitais, residenciais seniores, instituições de longa permanência e clínicas psiquiátricas, sempre com tecnologia inovadora e integrada. A SisHOSP desenvolve soluções para agregar valor ao seu negócio. Quer começar o ano de 2021 inovando? Entre em contato conosco e fale com um dos nossos especialistas. Feliz 2021 e boa inovação!

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Clínica ou hospital de sucesso em 2021

Elevando o patamar: 3 dicas para seu hospital ou clínica ter [mais] sucesso em 2021

A gestão diária de hospitais e clínicas é um enorme desafio. Além de lidar com um serviço muito especial (a saúde das pessoas), há diversas variáveis administrativas que precisam ser monitorados para que, no final de cada mês, gerem excelentes resultados. E tudo isso dentro de uma rotina dinâmica e ágil. E para ajudar a potencializar a gestão de seu hospital ou clínica, separamos aqui 3 (três) dicas. Vamos lá?!

Elevando o patamar da sua clínica ou hospital: 3 dicas

Para você elevar o patamar de seu hospital ou clínica ainda em 2021, separamos aqui 3 (três) dicas práticas!

Dica 1: Invista em um software especializado

Você deve estar pensando: “Já começou mal, vou ter que gastar dinheiro!”. Esse é um pensamento comum e totalmente equivocado. Um software de gestão especializado para empresas na área de saúde e que tenha histórico de bons serviços prestados é muito importante. Em termos práticos, em poucos meses já é perceptível a otimização em relação a:

  • Agendamento de consultas e exames;
  • Prontuários eletrônicos;
  • Glosas;
  • Laudos digitais;
  • Controles orçamentários;
  • Estoque;
  • E muito mais!

Poder integrar todas essas funções e processos tornará seu hospital ou clínica muito mais eficiente e isso irá se refletir no lucro.

Dica 2: Faça os treinamentos gratuitos

O que adianta ter um software com inúmeras possibilidades se você só usa 10% de todo o seu potencial? Não faz sentido, não é mesmo? Por isso, é fundamental que a equipe participe dos treinamentos e videoaulas gratuitos que são disponibilizados. Desta forma, irão conhecer todas as potencialidades do software para extrair uma excelente performance. Mas não se preocupe: quem é realmente parceiro de empresas da área de saúde sabe que não há tempo a perder. Por isso, as videoaulas são curtas e focadas, indo direto ao ponto. Uma videoaula assim vale a pena, não é mesmo?!

Dica 3: Alimente sempre o software com os dados

Sabemos que lançar no sistema os dados e as informações atualizadas pode parecer, em um primeiro momento, perda de tempo. Mas isso é questão de gestão de processos e cultura organizacional. Quando o processo já é modelado para que essa alimentação de dados seja parte dele, deixa de ser um “trabalho extra”. Obviamente que, no começo, alguns colaboradores podem se mostrar desinteressados: mas com a mudança da cultura organizacional para esse meio digital, em muito pouco tempo os processos fluirão com agilidade e eficiência. Precisa que a direção acredite em todo o potencial da digitalização do hospital ou clínica e como isso irá gerar resultados positivos, tanto para o lucro da empresa quanto a satisfação de pacientes e colaboradores.

Quer começar hoje mesmo a conquistar esses resultados? A SisHOSP é uma empresa especializada em planejamento e soluções digitais para hospitais, clínicas, residenciais seniores, instituições de longa permanência e clínicas psiquiátricas, sempre com tecnologia inovadora e integrada. A SisHOSP desenvolve soluções para agregar valor ao seu negócio. Entre em contato conosco e fale com um dos nossos especialistas.

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Comece 2021 sem problemas com seu software de gestão

Comece 2021 sem os erros do passado!

Todo início de ano nos trazem reflexões e desejos de dias melhores.

Deixamos de lado tudo aquilo que nos atrapalhou no ano anterior e focamos naquilo que realmente importa.O ano anterior nos trouxe inúmeras dificuldades e mostrou o quão frágil nossa vida pode ser. Para quem trabalha na saúde então, o ano de 2020 pode ter sido ainda mais traumático.

Só quem esteve a frente de um hospital ou clínica médica durante a pandemia pode dizer o quão estressante foi o ano de 2020. Mas muito além disso, ele também conseguiu mostrar como é importante poder contar com um sistema de gestão eficaz, na hora em que tudo parece estar a beira de um colapso.

 

Ajuda para pequenos e médios hospitais:

Para nós da SisHOSP, o ano serviu para ajudarmos pequenos e médios hospitais a encontrarem soluções rápidas e eficazes para o seu negócio sem comprometer o orçamento da instituição com os altos custos praticados pelos grandes players do mercado e que muitas vezes não podem dar um suporte adequado para pequenas e médias empresas.
 

Atendimento humanizado e menos robotizado

Além do mais, nossa equipe ainda passou a oferecer aos nossos clientes um atendimento mais humanizado e menos robótico. Isso nos proporcionou um envolvimento muito maior entre nossa equipe e nossos clientes, e nos fez encontrar soluções mais criativas em período de tempo muito menor elevando assim o índice de satisfação com nosso software.

 

Acesso ao Prontuário Eletrônico de qualquer lugar.

Nossa equipe também desenvolveu no ano de 2020 um aplicativo para celulares com o prontuário eletrônico do paciente para que o médico ou especialista possa fazer consulta ao prontuário do paciente de qualquer lugar utilizando o seu dispositivo móvel. Assim garantimos a segurança dos pacientes em tempo de pandemia e mantivemos a equipe de saúde trabalhando sem correr riscos.

Por fim, o ano de 2021 nos reserva muitas surpresas e certamente estaremos juntos para transformar problemas em soluções.

Deixe de lado todos os problemas existentes no passado e mude já para um software capaz de ajudar sua instituição nos momentos mais difíceis.

Mude hoje mesmo para SisHOSP.

 

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humanização dos atendimentos

Como conciliar a digitalização das organizações de saúde e a humanização nos atendimentos?

Todos os setores da economia buscam formas e processos que ofereçam maior rapidez e acuracidade para os seus clientes. Porém, quando falamos no setor da saúde, há um ponto crucial: aliar essa digitalização com um atendimento humanizado para os seus pacientes. Por isso, no post de hoje vamos entender e analisar os desafios da digitalização das organizações na área de saúde e o atendimento humanizado. Gostou? Vamos lá, então!

O atendimento humanizado na área de Saúde

Criar formas de ter um atendimento humanizado na área de Saúde não é algo novo. Para termos uma ideia, desde 2003 o Ministério da Saúde criou a Política Nacional de Humanização (PNH) que, dentre os principais objetivos, está a qualificação da saúde pública no Brasil através do incentivo de trocas solidárias entre gestores, trabalhadores e usuários. Neste contexto, o atendimento humanizado se materializa através da inclusão das diferenças nos processos de gestão e de cuidado. Tais mudanças são construídas não por uma pessoa ou grupo isolado, mas de forma coletiva e compartilhada. Assim, a humanização é a valorização dos usuários, trabalhadores e gestores no processo de produção de saúde.

Digitalização das organizações de saúde: principais desafios

A digitalização vem com foco em inovações que proporcionem agilidade, rapidez, segurança, eficiência e acuracidade nos processos, desde a gestão financeira, prontuário eletrônico, faturamento, agendamento online, dentre outros. Ou seja, a integração das mais diversas áreas em um único ambiente, proporcionando a troca de informações em tempo real e de maneira segura. Toda essa digitalização dos processos gera organizações da área de saúde muito mais competitivas.

Porém, o grande receio é que, para existir toda esta automação e integração dos processos, perca-se no caminho a humanização do atendimento. Porém, com uma boa gestão, o efeito será o oposto: uma maior humanização das organizações de saúde. O tratamento humanizado pressupõe a união entre a qualidade do tratamento técnico e a qualidade do relacionamento que se desenvolve entre paciente, familiares e a equipe. Com a digitalização dos processos, os colaboradores podem focar naquilo que é mais importante: nas pessoas.

Para conhecer mais sobre sistemas para gestão na área de saúde, fale agora mesmo com um dos nossos consultores e tire todas as suas dúvidas. A SisHOSP é uma empresa especializada em planejamento e soluções digitais para clínicas, hospitais, residenciais seniores, instituições de longa permanência e clínicas psiquiátricas, sempre com tecnologia inovadora e integrada. E é isso que a SisHOSP faz: desenvolve soluções para agregar valor ao seu negócio. Para mais informações, entre em contato conosco.

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Por que é importante você saber o custo de cada paciente em tempos de COVID 19?

A Pandemia trouxe uma mudança drástica na maneira como os hospitais e clínicas de saúde tratam os custos de cada paciente.

O que antes era feito com base no histórico dos anos anteriores e nas sazonalidades das estações do ano, agora com a pandemia mudou-se completamente.

O tempo que os pacientes permanecem dentro do hospital, a quantidade de equipamentos de proteção individual e principalmente os insumos também aumentaram drasticamente. Sem falar na mudança da rotina e no aumento do efetivo para conter os avanços da pandemia.

Com todas essas mudanças os gestores hospitalares tiveram que reaprender a calcular os custos de um hospital e isso tem criado a necessidade de um bom software de gestão que saiba calcular o custo de cada paciente internado.

Com SisHOSP Core, você possui uma ferramenta exclusiva para o controle dos Custos Hospitalares.
Assim, é possível apurar o custo dos Serviços Prestados até chegar ao custo de cada atendimento, permitindo uma análise de resultados por Centro de Custo, Especialidade, Convênio, Médico e CID.

De forma reduzida, se antes os gestores avaliavam os custos hospitalares apenas com planilhas, hoje o controle dos custos dos pacientes se tornou primordial para que a instituição possa passar pela pandemia sem maiores problemas.

Quer conhecer melhor o nosso software e como ele pode ajudar sua instituição a ser mais eficiente e reduzir custos?

Então entre em contato com nossa equipe e saiba mais.

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SisHOSP concede entrevista para a SBIS

SisHOSP concede entrevista para a SBIS

A Sociedade Brasileira de Informática em Saúde, a SBIS, entrevistou o nosso diretor, Sr. Paulo Roberto Cappeloza onde foram tratados diversos temas pertinentes ao momento em que estamos passando.

Nesta conversa, ele conta um pouco mais sobre a história do SisHOSP, os aprendizados e a evolução pela qual a empresa vem passando, principalmente no contexto da pandemia e a importância da Certificação SBIS nos processos e desafios para melhorias contínuas.

Confira no vídeo abaixo:

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LGPD entrou em vigor

A LGPD entrou em vigor, e agora?

A Lei Geral de Proteção de Dados entrou em vigor e as Instituições agora mais do que nunca precisam se adaptar a essa nova filosofia.

Para entender a LGPD, é preciso estar ciente de que ela altera a titularidade dos dados pessoais. Eles deixam de ser algo que as empresas ou organizações “têm” para ser algo que eles “controlam”. Ou seja, a partir de agora as empresas precisam tomar novos cuidados no tratamento dos dados pessoais dos seus usuários.

Por isso, hoje preparamos 03 pontos importantes para você ficar de olho e adequar seu software de gestão para que sua instituição não sofra punições.

1) Seu Software é Certificado por uma empresa especializada?

Possuir um software certificado garante que ele passe por rigorosos processos de qualificação e segurança durante o ano todo.
A Sociedade Brasileira de Informática na Saúde, SBIS é responsável por fazer a aprovação dos principais softwares em todo o Brasil e o SisHOSP é um dos sistemas de gestão aprovados por eles.

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