O absenteísmo de pacientes é um grande desafio para as clínicas médicas. E criar formas para diminuir os impactos do número de faltas acaba sendo um dos objetivos de uma gestão mais eficiente. Por isso, no post de hoje vamos entender um pouco sobre o absenteísmo de pacientes e como a tecnologia pode ajudar a superar esse problema.
Absenteísmo de pacientes: impactos para a clínica médica
Desta forma, definir estratégias e criar ações para reduzir faltas de pacientes é um objetivo comum das clínicas, pois o horário ocioso não pode ser recuperado. Assim, além da perda de tempo por parte do profissional que fica com essa lacuna na agenda, a clínica médica como um todo também deixa de gerar receitas. Vamos pensar em uma consulta cujo valor médio seja de R$250,00. Caso dois pacientes particulares faltem toda semana, no final de um mês são R$2.000,00 que deixam de ser faturados.
E como diminuir o absenteísmo dos pacientes?
Em primeiro lugar, é necessário entender quais são as principais razões que levam os pacientes a não comparecerem à respectiva consulta e nem a desmarcarem. Provavelmente um dos motivos é, simplesmente, esquecimento.
Assim, uma forma efetiva para diminuir esse absenteísmo de pacientes é realizar, com 24 horas de antecedência, a confirmação da consulta. Com isso, é possível diminuir o número de faltas, pois se o paciente cancelar a consulta ou exame, há tempo para encaixar outro no lugar. Porém, designar um profissional para esta atividade também gera custos para a clínica médica.
Então, vem o grande dilema: como realizar esse procedimento, que é eficaz, mas sem gerar novos custos para a clínica médica e nem sobrecarregar os colaboradores?
A tecnologia como aliada para a diminuição da falta de pacientes
Uma opção que pode trazer excelente resultado na diminuição efetiva da taxa de absenteísmo é adotar um sistema de gestão para clínicas médicas que, dentre as suas funcionalidades, ofereçam o recurso de envio de mensagem via WhatsApp para lembrar e confirmar o agendamento da consulta médica ou exame. No caso de um sistema integrado, a resposta dada pelo paciente é parametrizada e atualizada no próprio sistema (confirmando ou liberando o respectivo horário). Tudo isso feito de maneira integrada e automatizada.
Quer conhecer mais sobre essa funcionalidade de confirmação de consulta pelo WhatsApp integrada ao sistema de gestão? Fale agora mesmo com um dos nossos consultores e tire todas as suas dúvidas. A SisHOSP é uma empresa especializada em planejamento e soluções digitais para clínicas, hospitais, residenciais seniores, instituições de longa permanência e clínicas psiquiátricas, sempre com tecnologia inovadora e integrada. E é isso que a SisHOSP faz: desenvolve soluções para agregar valor ao seu negócio. Para mais informações, entre em contato conosco.