Não há dúvidas de que transformar a rotina das instituições de saúde reduzindo o uso de papel e implementando processos automatizados baseados em informação digital é um processo que envolve certa complexidade.
E por mais que existam caminhos comprovadamente melhores para gerir essa transformação, a verdade é que eles nem sempre são devidamente seguidos, de forma que os imprevistos surgidos no decorrer da implementação tecnológica passam a poder culminar na insatisfação dos profissionais de saúde, que precisam então lidar com o sistema em suas rotinas de atendimento.
Conhecer a origem do descontentamento e, a partir daí, buscar soluções personalizadas, pode ajudar a contornar a insatisfação.
É mais que natural surgirem reclamações com a implementação de mudanças. Em geral, os indivíduos são resistentes a transformações porque elas geram desconforto e exigem a aquisição de novos aprendizados. Porém, essas não são as únicas razões para que uma equipe médica fique insatisfeita com uma ferramenta. Daí a importância de buscar a origem do problema, procurando saber o que realmente motiva essa insatisfação para poder colocar em prática soluções que tragam fluidez à atuação dos médicos no atendimento aos pacientes.
Quando a equipe de profissionais é esclarecida, bem orientada e instruída a respeito do uso da ferramenta com a qual trabalha, as vantagens dos softwares ficam muito mais perceptíveis