Realizar a gestão e controle de todos os produtos estocados em sua instituição hospitalar é um processo que deve ser feito de maneira profissional.
Quantas vezes a sua instituição se viu em apuros em virtude de uma má gestão do estoque? Seja pela falta ou pelo excesso, o controle do estoque hospitalar impacta diretamente no financeiro de uma instituição de saúde.
Por isso, separamos 04 dicas importantíssimas para você tornar o estoque hospitalar da sua instituição mais eficiente e lucrativo.
01) ENTENDA A SAZONALIDADE DE CADA PRODUTO: Nossa primeira dica é entender que os medicamentos podem sofrer alterações em seu consumo durante o ano. Os fatores climáticos são os principais indicadores do aumento ou diminuição do consumo de determinados medicamentos.
Por isso, atente-se ao histórico de compras do seu hospital para se preparar para essas alterações no consumo e não faltar medicamentos. Com o software do SisHOSP você tem total controle sobre todos os medicamentos e até mesmo materiais de limpeza.
Através do uso do código de barras do fabricante você pode ter o controle fracionado dos produtos, reposição automática, solicitação eletrônica, cálculo automático de estoque mínimo e máximo, sugestão de compras e controle de kits montados fisicamente.
02) ATENÇÃO NO ARMAZENAMENTO CORRETO DOS PRODUTOS: Por incrível que pareça, muitos hospitais e instituições de saúde são obrigados a jogar fora milhares de produtos por não armazenarem de maneira correta.
Manter a organização das prateleiras, regular a temperatura correta dos refrigeradores e principalmente priorizar os medicamentos com vencimento mais próximo para seu uso são fundamentais para que se diminua o índice de medicamentos desperdiçados, como falamos nesse post.
03) TENHA UM INVENTÁRIO SEMPRE ATUALIZADO: Não ter um inventário atualizado pode deixar seu hospital desabastecido e trazer sérios riscos ao seu balanço financeiro. Por isso, é fundamental que se crie uma rotina para gerenciar o estoque hospitalar da sua instituição priorizando os medicamentos com maior impacto econômico dentro do hospital.
Nosso software auxilia o usuário a inventariar os produtos mais caros, aqueles que têm mais movimento de saída e aqueles que estão com pouco movimento.
Dessa maneira a Instituição consegue gerenciar seus estoques despendendo menos tempo operacional.
04) TENHA UM SOFTWARE DE GESTÃO EFICIENTE: Sua instituição faz tudo direito mas o software de gestão não conversa com os outros programas?
Foi-se o tempo em que esse controle de estoque hospitalar era feito com papéis. Um bom sistema de gestão possibilita quantificar o consumo dos medicamentos por cada paciente, encontrar problemas ou possíveis extravios de produtos e principalmente determinar quais produtos estão próximos dos seus vencimentos.
Além de tudo isso ainda emite relatórios, faz análises e fornece os principais indicadores para que seu hospital esteja sempre um passo a frente.
Por isso, na hora de escolher o software ideal para gerenciar o seu estoque hospitalar, escolha o melhor, escolha SisHOSP.