A tecnologia tem trazido cada vez mais benefícios para as Instituições de Saúde auxiliando gestores a tomarem decisões rápidas e pacientes a serem atendidos prontamente. Porém, se mal utilizada, a tecnologia também pode trazer grandes riscos.
Com isso, muito tem se falado sobre Certificação Digital. O certificado digital é um arquivo de computador que identifica uma pessoa física ou jurídica no mundo digital.
É um documento eletrônico que contém o nome, um número público exclusivo denominado chave pública e muitos outros dados que mostram quem somos para as pessoas e para os sistemas de informação.
O certificado digital tem diversas finalidades, tais como garantir a comunicação segura entre dois sistemas, criptografar o acesso a diversos websites e também para a assinatura eletrônica de documentos.
Pode-se comparar o certificado digital com a sua impressão digital, já que cada documento assinado possui um identificador único e até mesmo uma pequena alteração, invalida totalmente o documento, garantindo assim a sua integridade.
No Brasil, para que um documento eletrônico possa ter validade jurídica, ética e legal, deve-se necessariamente assiná-lo utilizando um certificado digital. Quando assinados digitalmente, tais documentos possuem garantias técnicas de segurança superiores às outras formas eletrônicas e semelhantes às físicas, dada a associação forte entre o conteúdo assinado e o assinante. Quando assinados digitalmente com certificado ICP-Brasil, têm garantias legais que agregam ainda maior segurança jurídica, até mesmo quando comparadas com assinaturas em papel. Por contarem com a chancela de um terceiro confiável, têm a prerrogativa de veracidade em favor do signatário.
Por isso é importantíssimo que o software de sua instituição esteja homologado aos principais órgãos do setor.
Nosso software, recebeu a Certificação SBIS-CFM Edição 2009 nas categorias NGS2 e Ambulatorial, confirmando sempre o nosso comprometimento com a segurança de suas informações e a integridade da sua instituição.