Porque as glosas causam tanto medo nos gestores hospitalares?

Glosa. Uma palavra tão pequena, mas que causa verdadeiros calafrios nos gestores hospitalares.

Sempre que falamos em glosas, logo criamos aquela cena em nossa mente de uma verdadeira guerra entre as operadoras e a rede credenciada.

Claro que essa situação é apenas hipotética, mas a grande verdade é que as glosas tiram o sono de qualquer gestor da saúde.

As glosas são um verdadeiro problema para ambos os lados. Isso porque ela prejudica o faturamento do hospital que necessita daquele valor depositado na data correta para cumprir com seus compromissos e também atrapalham as operadoras de saúde que tem que investir em recursos mais aprimorados para evitar fraudes enquanto poderiam investir em outros setores para ganharem mais eficiência.

 

Mas por quê as glosas ocorrem?

Em sua grande maioria, as glosas ocorrem porque as operadoras sofrem inúmeras tentativas de fraudes que causam prejuízos bilionários para essas empresas. Por isso, o processo de controle é muito rígido e qualquer erro no prontuário é sinônimo de glosa.

 

Como podemos reduzir o número de glosas?

 

A maioria das glosas administrativas e técnicas são causadas por falhas sistêmicas e de sincronismo entre as partes.

Diante desse cenário, um software de gestão eficaz ajuda o gestor e sua equipe a acompanhar melhor cada procedimento, automatizar as emissões de autorizações e assim evitar erros comuns na hora de preencher uma solicitação de procedimento.

Com o software também é possível evitar registros errados, medicamentos incorretos, quantidades equivocadas e até falta de assinatura e carimbos necessários para autorização do procedimento.

 

Glosas já correspondem a 4,19% da receita líquida dos Hospitais

Embora esse número pareça pequeno, as glosas tem crescido vertiginosamente no país.

Segundo dados da Associação Nacional de Hospitais Privados, as glosas já correspondem a 4,19% da receita líquida dos hospitais.

Conclusão

As glosas são um verdadeiro perigo para quem quer manter a saúde financeira do seu hospital ou clínica em dia.

Por isso, é de extrema importância tratar esse assunto com a devida atenção que ele requer.

Possuir um software de gestão eficiente por auxiliar sua equipe a reduzir os números de glosas e assim oferecer mais segurança às operadoras de saúde.

O bom relacionamento entre o sistema e as operadoras ajuda a aprovar as glosas em menor tempo e assim contribuir positivamente no faturamento da instituição.

Com o Sistema da SisHOSP você possui o módulo de Glosas que integra as informações de faturamento e financeiro, fornecendo de forma clara o que foi recebido, quando foi recebido e o que ainda falta receber.

Além disso, é possível controlar as glosas aceitas e as que serão reapresentadas.

 

Não deixe que as glosas atrapalhem o faturamento da sua instituição. Mude para SisHOSP.

 

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Precisa de ajuda?