Pode até parecer meio óbvio, mas acredite, muitos gestores não sabem ao certo qual a real taxa de ocupação dos leitos da sua instituição.
Acompanhar os índices de ocupação dos leitos hospitalares exige primeiramente um bom planejamento por parte dos responsáveis e um sistema de gestão eficiente. Esses 2 ingredientes quando combinados são responsáveis pelo sucesso da instituição.
Mas como bem sabemos, nem sempre as coisas funcionam como deveriam. A complexidade no dia-a-dia do hospital faz com que muitos processos deixem de ser preenchidos e muitas informações se percam no meio da rotina hospitalar, gerando muito retrabalho e dor de cabeça para os gestores.
Então fique de olho em nosso post e saiba como transformar a rotina do seu hospital para acompanhar de perto a taxa de ocupação de leitos da sua instituição.
Sem informações, sem gestão!
Primeiramente, é importante salientar que sem a informação correta, você não vai a lugar algum! Dito isso, se você não sabe a real taxa de ocupação do seu hospital, eu sinto lhe dizer mas você não conseguirá mensurar a quantidade de insumos que você deve comprar no próximo mês e muito menos garantir a qualidade e bom atendimento dos seus pacientes.
Por isso, a utilização de um sistema de gestão eficaz poderá potencializar a comunicação entre os setores do seu hospital para que você possa tomar a decisão correta no menor tempo possível e assim garantir um bom serviço dentro da sua instituição.
Benefícios para a instituição!
Mensurar a taxa de ocupação do seu hospital lhe traz ganhos financeiros e permite prever demandas futuras.
Um hospital com uma alta taxa de ocupação de leitos não consegue atender novos pacientes e um hospital com baixa taxa de ocupação não provem de recursos suficientes para custear todos os processos que envolvem uma internação.
Dessa forma, quanto mais informações você extrair da ocupação de leitos, melhor será a gestão da sua instituição.
Use a tecnologia a seu favor!
Hoje em dia, os softwares de gestão hospitalares possuem muitos recursos capazes de fornecer dados suficientes para que você saiba: o tempo de internação dos seus pacientes, os medicamentos mais utilizados, quais exames são os mais solicitados e muitas outras informações que lhe darão mais embasamento na hora de tomar uma decisão.
Mas vale lembrar que: não existe tomada de decisão correta, se sua equipe não preenche os dados no software!
Com SisHOSP Core você tem sempre a informação correta para a melhor tomada de decisão. Em apenas um clique você acessa informações como: taxa de ocupação, disponibilidade de leitos, alterações, altas hospitalares e muito mais.
Você ainda pode acompanhar: os contratos com as operadoras de saúde, diárias liberadas pelo convênio, controlar a entrada e saúde de visitantes e acompanhantes e ainda emitir etiquetas de identificação para todos.
Nosso sistema ainda apresenta as estatísticas fundamentais para a gestão da hotelaria hospitalar de maneira prática, rápida e segura.
Mude hoje mesmo para SisHOSP Core e dê um upgrade no seu sistema de gestão.