Horário de Atendimento : Segunda a Sexta - 8:00 às 18:00
  Contato : +55 19 3241.3535

3 benefícios em ter um software de gestão hospitalar

As rotinas de gestão de um hospital são bem complexas, envolvendo diversas áreas, desde o prontuário do Paciente, setor Financeiro, passando pelo setor Administrativo, Suprimentos, Recursos Humanos, dentre outras.

Neste contexto, os erros e os retrabalhos podem ser constantes, não é mesmo?! Por isso, adotar um software de gestão hospitalar pode trazer muito mais eficiência para os processos, além de minimizar os erros.

Para compreender mais sobre o tema, no post de hoje ver 3 benefícios em ter um bom software de gestão hospitalar.

Entendendo para que serve um software de gestão

O Guia do Empreendedor explica que um sistema de gestão é um programa de computador que acompanha todos os profissionais em suas atividades do dia a dia.

Ou seja, é um software inteligente que facilita as atividades do dia a dia, automatizando grande parte dos processos. Além disso, apresenta diversos benefícios, tais como: Processos mais eficientes; Maior agilidade; Maior segurança para os colaboradores; Melhoria nos índices de satisfação interna; e muito mais.

3 benefícios em ter um software de gestão hospitalar

Em um hospital, o uso desta tecnologia traz diversas vantagens. Vamos conhecer os 3 principais benefícios?

Prontuários eletrônicos

O Ministério da Saúde explica que o prontuário eletrônico é um repositório de informações mantidas de forma eletrônica de um paciente. Nele estão armazenadas as informações de saúde e informações clínicas.

De forma geral, no prontuário eletrônico estão presentes: Registro de anamnese, exame objetivo e variáveis clínicas; Prescrição de medicamentos ou outros métodos terapêuticos; Emissão de atestados e outros documentos clínicos; Solicitação de exames e outros métodos diagnósticos complementares; Encaminhamentos; Acesso rápido aos problemas de saúde e intervenções atuais.

Alguns benefícios da adoção do prontuário eletrônico em um hospital:

  •  Aumento da produtividade;
  • Acompanhamento de métricas estratégicas para uma tomada de decisão;
  •  Automatização e personalização.

Redução da taxa de erros humanos

Como vimos, a adoção do prontuário eletrônico aumenta a segurança do paciente, uma vez que torna as prescrições de medicamentos e terapias muito mais legíveis.

Para além disso, essa digitalização do registro de informações possibilita a realização de validações assertivas de dados clínicos, tais como as relações fármaco versus alergia, assim como das diferentes interações entre medicamentos, diagnósticos e exames.

Isso tudo gera uma redução da ocorrência de erros humanos, situação que, infelizmente, é muito frequente em hospitais que ainda adotam o prontuário tradicional (de papel).

Redução dos custos hospitalares

Um dos principais benefícios da utilização de softwares de gestão hospitalar é a otimização dos custos da organização.

Através do software que funciona de maneira integrada, fica muito mais fácil um real controle financeiro, possibilitando um controle rígido de todos os gastos do hospital. Com isso, é possível visualizar gastos desnecessários, assim como outros indicadores importantes para a tomada de decisão.

Gostou? Que tal conhecer mais sobre as funcionalidades e os benefícios de um software de gestão hospitalar especializado para o seu negócio? Fale agora mesmo com um dos nossos consultores e tire todas as suas dúvidas.

A SisHOSP é uma empresa especializada em planejamento e soluções digitais para clínicas, hospitais, residenciais seniores, instituições de longa permanência e clínicas psiquiátricas. Trabalhamos com tecnologia inovadora e totalmente integrada.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Precisa de ajuda?