A cada ano, o prontuário eletrônico tem se tornado mais comum nas instituições de saúde. De acordo com o estudo TIC Saúde 2018, cerca de 73% dos estabelecimentos da área de saúde utilizam algum sistema eletrônico para controlar as informações dos pacientes.
Por isso, no post de hoje vamos entender o que é o Prontuário Eletrônico e ver os 3 principais benefícios de usá-lo na sua instituição de saúde.
O que é Prontuário Eletrônico?
De acordo com o Ministério da Saúde, o prontuário eletrônico é um repositório de informações mantidas de forma eletrônica de um paciente. Nele estão armazenadas as informações de saúde e clínicas.
No geral, no prontuário eletrônico estão presentes:
- Registro de anamnese, exame objetivo e variáveis clínicas;
- Prescrição de medicamentos ou outros métodos terapêuticos;
- Emissão de atestados e outros documentos clínicos;
- Solicitação de exames e outros métodos diagnósticos complementares;
- Encaminhamentos;
- Acesso rápido aos problemas de saúde e intervenções atuais.
Nos últimos anos, muitas clínicas, hospitais, residenciais seniores, instituições de longa permanência e clínicas psiquiátricas têm adotado softwares que gestão
3 principais benefícios de usar o Prontuário Eletrônico na sua instituição de saúde
Usar um software de gestão juntamente com o Prontuário Eletrônico traz diversos benefícios. Vamos conhecer os três principais?
Aumento da produtividade
A consulta aos prontuários dos pacientes é rotina por parte dos profissionais de saúde. Porém, quando o prontuário é em papel, além de aumentar o número de erros, traz muito mais morosidade para todo o processo.
Ou seja, essa perda de eficiência e de tempo é prejudicial à organização, assim como para o paciente.
O uso do prontuário eletrônico contribui para o aumento da produtividade, pois permite que os profissionais acessem com muita facilidade e rapidez o prontuário do paciente.
Além disso, ao oferecer mecanismos de filtros e pesquisa, a equipe ganha tempo ao realizar consultas aos medicamentos e procedimentos já implementados no tratamento.
Proporciona métricas importantes para a tomada de decisão
O uso do prontuário eletrônico proporciona parametrização em relação às necessidades da instituição.
Ou seja, é possível extrair informações e métricas a partir dos dados contidos nos prontuários eletrônicos dos pacientes e, a partir destes relatórios, fazer uma tomada de decisão muito mais assertiva.
Por exemplo, se grande parte dos pacientes precisa de um acompanhamento com um fisioterapeuta, acessando essas métricas é possível que a clínica opte pela contratação deste profissional.
Automatização e personalização
Apesar de toda automatização proporcionada pelo prontuário eletrônico, é possível manter toda a personalização e humanização no atendimento. É possível inserir no prontuário eletrônico informações do paciente para deixar a relação mais humanizada durante o contato com os profissionais de saúde.
Quer conhecer mais sobre as funcionalidades de um software de gestão hospitalar incluindo o Prontuário Eletrônico? Fale agora mesmo com um dos nossos consultores e tire todas as suas dúvidas.
A SisHOSP é uma empresa especializada em planejamento e soluções digitais para clínicas, hospitais, residenciais seniores, instituições de longa permanência e clínicas psiquiátricas, sempre com tecnologia inovadora e integrada. E é isso que a SisHOSP faz: desenvolve soluções para agregar valor ao seu negócio. Para mais informações, entre em contato conosco.