humanização dos atendimentos

Como conciliar a digitalização das organizações de saúde e a humanização nos atendimentos?

Todos os setores da economia buscam formas e processos que ofereçam maior rapidez e acuracidade para os seus clientes. Porém, quando falamos no setor da saúde, há um ponto crucial: aliar essa digitalização com um atendimento humanizado para os seus pacientes. Por isso, no post de hoje vamos entender e analisar os desafios da digitalização das organizações na área de saúde e o atendimento humanizado. Gostou? Vamos lá, então!

O atendimento humanizado na área de Saúde

Criar formas de ter um atendimento humanizado na área de Saúde não é algo novo. Para termos uma ideia, desde 2003 o Ministério da Saúde criou a Política Nacional de Humanização (PNH) que, dentre os principais objetivos, está a qualificação da saúde pública no Brasil através do incentivo de trocas solidárias entre gestores, trabalhadores e usuários. Neste contexto, o atendimento humanizado se materializa através da inclusão das diferenças nos processos de gestão e de cuidado. Tais mudanças são construídas não por uma pessoa ou grupo isolado, mas de forma coletiva e compartilhada. Assim, a humanização é a valorização dos usuários, trabalhadores e gestores no processo de produção de saúde.

Digitalização das organizações de saúde: principais desafios

A digitalização vem com foco em inovações que proporcionem agilidade, rapidez, segurança, eficiência e acuracidade nos processos, desde a gestão financeira, prontuário eletrônico, faturamento, agendamento online, dentre outros. Ou seja, a integração das mais diversas áreas em um único ambiente, proporcionando a troca de informações em tempo real e de maneira segura. Toda essa digitalização dos processos gera organizações da área de saúde muito mais competitivas.

Porém, o grande receio é que, para existir toda esta automação e integração dos processos, perca-se no caminho a humanização do atendimento. Porém, com uma boa gestão, o efeito será o oposto: uma maior humanização das organizações de saúde. O tratamento humanizado pressupõe a união entre a qualidade do tratamento técnico e a qualidade do relacionamento que se desenvolve entre paciente, familiares e a equipe. Com a digitalização dos processos, os colaboradores podem focar naquilo que é mais importante: nas pessoas.

Para conhecer mais sobre sistemas para gestão na área de saúde, fale agora mesmo com um dos nossos consultores e tire todas as suas dúvidas. A SisHOSP é uma empresa especializada em planejamento e soluções digitais para clínicas, hospitais, residenciais seniores, instituições de longa permanência e clínicas psiquiátricas, sempre com tecnologia inovadora e integrada. E é isso que a SisHOSP faz: desenvolve soluções para agregar valor ao seu negócio. Para mais informações, entre em contato conosco.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Iniciar Conversa
Precisa de ajuda?