A gestão médica envolve diversos processos que podem se tornar complexos e desafiadores de administrar. É importante que a equipe esteja comprometida e tenha à sua disposição ferramentas que facilitem a gestão de processos, garantindo eficiência e qualidade no atendimento aos pacientes. É nesse contexto que se torna fundamental o uso de um software para gestão.
Para que o uso do software de gestão seja, de fato, eficiente, é necessário que a equipe invista tempo em estudo do seu funcionamento para conseguir utilizar todas as funcionalidades disponíveis e obter informações estratégicas para a tomada de decisão.
Neste texto, vamos entender a importância do comprometimento da equipe na hora de fazer a gestão médica e a necessidade de estudar e realizar treinamentos para a melhor utilização de um software de gestão.
Por que é importante o comprometimento da equipe na hora de fazer a gestão médica?
O comprometimento da equipe de saúde é fundamental para que aqueles que necessitam de serviço médico-hospitalar sejam atendidos com qualidade.
Para quem conhece a rotina de um hospital ou de uma clínica, sabemos que a orientação médica nas prescrições e evoluções no prontuário do cliente é o ponto de partida para os processos envolvidos na assistência ao paciente, como o trabalho das equipes de enfermagem, serviço de nutrição e dietética, higienização, suprimentos, serviço de apoio ao diagnóstico, dentre outros (fonte: Anahp).
É importante que todos os membros da equipe estejam alinhados e engajados em garantir o bom funcionamento da organização de saúde para que seja possível oferecer um atendimento de qualidade aos pacientes e alcançar os objetivos da instituição.
Confira a seguir a importância do comprometimento da equipe na hora de fazer a gestão médica:
- Eficiência nos processos: com o comprometimento da equipe, é possível garantir que todos os processos sejam realizados de forma eficiente e com qualidade.
- Atendimento ao paciente: a equipe comprometida é capaz de oferecer um atendimento de qualidade e personalizado aos pacientes, garantindo que suas necessidades sejam atendidas de forma satisfatória.
- Melhoria contínua: com o comprometimento da equipe, é possível implementar melhorias contínuas na gestão médica, buscando sempre oferecer um atendimento cada vez melhor aos pacientes.
- Gestão financeira: o comprometimento da equipe é fundamental para uma gestão financeira É preciso que todos estejam alinhados e engajados em garantir que as finanças da organização estejam em ordem, realizando o controle de receitas e despesas, acompanhando a inadimplência e buscando novas formas de geração de receita.
- Investimento em treinamentos do software de gestão: É necessário estar comprometido com o uso do sistema e investir tempo em estudar todos os recursos do software de gestão para conseguir extrair todos os benefícios do sistema e garantir um melhor desempenho da clínica.
Veja algumas dicas para aproveitar ao máximo as funcionalidades do software de gestão do seu hospital:
- Treinamento: é importante que toda a equipe da organização receba treinamento sobre o funcionamento do software. Isso inclui desde a recepção até os profissionais da área médica. O treinamento pode ser feito de maneira online.
- Rotina: a inserção de dados completos no software para, a partir daí, extrair informações estratégicas é fundamental. Apesar do software automatizar diversos processos, trazendo agilidade e assertividade para a organização, ainda depende do “humano”. Se as pessoas não usarem o recurso de maneira comprometida e inteligente, não poderá se beneficiar de toda a potencialidade da tecnologia.
Gostou de saber mais sobre a importância do comprometimento da equipe na hora de fazer a gestão médica?
A SisHOSP é uma empresa especializada em planejamento e soluções digitais para clínicas, hospitais, residenciais seniores, instituições de longa permanência e clínicas psiquiátricas. Trabalhamos com tecnologia inovadora e totalmente integrada.