Todos os profissionais da saúde são especialistas em trabalhar com pessoas. Por isso, eles devem realmente dedicar o seu tempo no hospital com o seu principal foco: a atenção ao paciente. No entanto, não há dúvidas em relação às vantagens de se usar a tecnologia para aumentar a velocidade dos processos e operações de um atendimento hospitalar. O fornecimento imediato de informações e a possibilidade de análises futuras dos dados coletados após a realização destes processos, pode ajudar na otimização de processos simples e complexos. Com a utilização da tecnologia e análise de dados é possível reestruturar melhor o trabalho da equipe para que o tempo ocioso ou improdutivo seja cada vez menor.
No entanto, não é produtivo optar por qualquer tipo de automatização, sendo muito comuns dois tipos de erros graves na hora da escolha. O primeiro deles é uma opção de software não específico, que não atenda às necessidades próprias da sua clínica ou hospital. A outra é a opção de automatização individualizada de cada setor, gerando ônus com duplicação de dados, perda de tempo com conversões e erros humanos na hora de transcrever informações.
Graças a utilização da tecnologia, a automatização de processos e análise de dados é possível reestruturar melhor o trabalho da equipe para que o tempo ocioso ou improdutivo seja cada vez menor e seu Hospital cada vez eficaz.