Ao longo dos últimos anos, temos visto inúmeras mudanças dentro de hospitais e instituições de saúde. Seja por conta das fusões de grandes empresas, seja pela falência de outras ou até mesmo pelo aumento da concorrência, a grande preocupação ainda é fazer com que diminuam-se os custos e também os desperdícios nos hospitais.
Mas será que é possível eliminar por completo os desperdícios dentro de um hospital?
Uma das maiores fontes de desperdício para uma instituição de saúde, por incrível que pareça, não é de materiais, mas sim, de tempo. Isso mesmo, o desperdício de tempo é um fator importante a ser destacado. Mas não estamos falando para os colaboradores executarem seus trabalhos mais rapidamente, mas sim de forma mais eficiente. Por exemplo: se uma sala de espera fica muito distante do consultório, os pacientes irão perder muito tempo se deslocando ao longo de um dia, semana ou mês e isso representará um enorme desperdício de tempo onde o médico estará apenas aguardando.
A burocracia também é um dos grandes vilões dentro dos hospitais. A falta de documentos, registros e até mesmo assinaturas podem atrasar processos muito importantes para o dia-a-dia do hospital.
Por esse motivo, é de extrema importância que sua equipe esteja amparada por um software de gestão eficiente. Ele não só vai lhe auxiliar a evitar desperdícios de recursos, como também vai indicar gargalos importantes para melhorar a qualidade do atendimento da sua instituição.
Em quais processos o software de gestão auxilia no combate ao desperdício dentro dos hospitais?
Quando bem implementado, um software de gestão deve ser capaz de identificar problemas em todos os setores de um hospital, desde a recepção, passando por processos cirúrgicos e até mesmo no financeiro. Por isso, é fundamental que todos os colaboradores estejam diretamente envolvidos em cada função para fornecer o máximo de informações úteis para o sistema para que o gestor possa analisar e implementar as devidas melhorias.
A tecnologia, quando bem utilizada, trás inúmeros benefícios para a instituição. Ela pode resolver simples problemas como melhorar o fluxo de pacientes na recepção, pode fornecer um controle mais eficiente do estoque e muito mais.
Por isso, se você deseja combater o desperdício dentro da sua instituição, você precisa de um software de gestão eficiente.