A rotina de gestão de um hospital é bastante intensa, envolvendo atividades relacionadas desde à área financeira, passando pelo setor administrativo e pelos recursos humanos, marcação de consultas, gestão de prontuários e muito mais. Ou seja, é uma grande quantidade de processos, muito deles sendo extremamente complexos.
Por isso, nos últimos anos, o uso de softwares de gestão hospitalar tem crescido. Para entender mais sobre este tema, no post de hoje vamos entender o que são softwares de gestão e conhecer quatro vantagens em adotar um dentro de uma rotina hospitalar.
O que é um software de gestão?
De acordo com o Guia do Empreendedor, um sistema de gestão é um programa de computador que pode funcionar em outros dispositivos (como, por exemplo, um celular) e que ajuda a realizar atividades de um profissional.
Ou seja, é um software inteligente que tem como objetivo facilitar as atividades do dia a dia, automatizando o máximo de processos possível. Apresenta diversos benefícios, tais como:
- Processos mais eficientes;
- Maior agilidade;
- Maior segurança para os colaboradores;
- Melhoria nos índices de satisfação interna.
4 vantagens de adotar um software de gestão hospitalar
No caso dos hospitais e clínicas, adotar um software de gestão melhora, significativamente, o rendimento do trabalho, além de gerar uma maior qualidade no atendimento para todos os pacientes. Além disso, têm-se:
Organização das rotinas
Os processos e rotinas diárias, se não bem planejadas e implementadas, certamente serão um motivo para a ineficiência do hospital, além de poder trazer impactos para as mais diversas áreas, como o atendimento e a percepção do cliente/paciente.
Assim, é importante focar na otimização da gestão das seguintes rotinas:
- Agendamento de consultas e exames;
- Agendamento virtual pela web;
- Gestão de prontuário;
- Controle de exames.
Diminuição das glosas médicas
A glosa médica é algo que as clínicas e hospitais têm muito receio. Essa glosa nada mais é do que uma recusa de cobertura por parte da operadora de saúde. Assim, a glosa médica funciona como uma espécie de notificação de que há alguma irregularidade e/ou imprecisão nos processos.
Com a adoção de um software de gestão hospitalar, esses erros caem drasticamente, diminuindo as glosas.
Otimização dos custos hospitalares
Uma das principais vantagens trazida pelos softwares de gestão hospitalar é a otimização dos custos da instituição. Plataformas específicas para o controle financeiro permitem, por exemplo, a organização do fluxo de caixa, possibilitando um controle rígido de todos os gastos do hospital.
Assim, torna-se possível identificar e eliminar despesas desnecessárias, realocar recursos para atividades mais produtivas e aumentar os lucros da instituição de saúde, tudo sem descuidar da segurança dos pacientes.
Diminuição do absenteísmo
Uma opção que pode trazer excelente resultado na diminuição efetiva da taxa de absenteísmo é adotar um sistema de gestão para hospitais e clínicas que, dentre as suas funcionalidades, ofereçam o recurso de envio de mensagem via WhatsApp para lembrar e confirmar o agendamento da consulta médica ou exame.
No caso de um sistema integrado, a resposta dada pelo paciente é parametrizada e atualizada no próprio sistema (confirmando ou liberando o respectivo horário). Tudo isso feito de maneira integrada e automatizada.Como é a rotina do seu hospital?
Além disso, a funcionalidade de conseguir fazer, diretamente, o agendamento online de consultas e exames traz mais agilidade para todo o processo de marcação.
Quer conhecer mais sobre essa funcionalidade de um software de gestão hospitalar? Fale agora mesmo com um dos nossos consultores e tire todas as suas dúvidas. A SisHOSP é uma empresa especializada em planejamento e soluções digitais para clínicas, hospitais, residenciais seniores, instituições de longa permanência e clínicas psiquiátricas, sempre com tecnologia inovadora e integrada. E é isso que a SisHOSP faz: desenvolve soluções para agregar valor ao seu negócio. Para mais informações, entre em contato conosco.