Como gerenciar o estoque hospitalar?

 Uma gestão de estoque hospitalar eficiente é essencial para obter bons resultados na instituição e garantir a qualidade no serviço prestado.

Falhas no gerenciamento podem acarretar problemas graves, como a falta de suprimentos, por exemplo. Essa questão influencia diretamente na execução das atividades do hospital, proporcionando diversos problemas a instituição.

Neste texto, vamos descobrir como realizar um gerenciamento de estoque eficiente com o objetivo de evitar possíveis danos nas atividades hospitalares e garantir a qualidade de atendimento aos pacientes.

 

Qual a importância do gerenciamento eficiente do estoque hospitalar?

O gerenciamento eficiente do estoque hospitalar traz inúmeros benefícios para a organização, mantendo o bom funcionamento dos processos e atendimentos.

Uma de suas principais funções é manter o fluxo de materiais da instituição, com o objetivo de não haver falta daqueles que são mais necessários, por exemplo.

Com um controle adequado do estoque, é possível registrar a exatidão e funcionamento das demandas. Assim, através desta gestão, é possível verificar se os processos de almoxarifado estão corretos e atendendo aos pré-requisitos da instituição hospitalar.

 

Como realizar um gerenciamento de estoque hospitalar eficiente?

O gerenciamento de estoque eficiente vai além de comprar medicamentos por um menor preço e mantê-los separados por categorias e subcategorias.

É necessário uma série de ações para que esse gerenciamento seja realizado de maneira eficiente. Alguns exemplos:

 

Organização e limpeza do estoque hospitalar  

Esse é um dos fatores principais para o gerenciamento, pois sabemos que um ambiente limpo e organizado facilita a produtividade dos funcionários no recebimento, armazenamento e distribuição dos itens selecionados.

 

Manter o ambiente limpo evita a proliferação de fungos e outros agentes que podem afetar a qualidade do produto a ser oferecido, ainda mais se tratando de um contexto hospitalar.

 

H3: Atenção às condições de armazenamento

É necessário classificar cada produto, subdividindo-o em categorias para que o armazenamento seja realizado de maneira adequada, oferecendo condições de preservação e segurança aos suprimentos hospitalares.

Conforme dados presentes no documento elaborado pela Organização Pan-americana da Saúde (Paho), o grau de umidade do ambiente para armazenar medicamentos com segurança deve ser mantido entre 40% e 70%.

No caso de medicamentos termolábeis, é necessário seguir as orientações do fabricante. Conforme pontua o Conselho Federal de Farmácia (CFF), os medicamentos termolábeis são aqueles que necessitam obrigatoriamente de armazenamento e conservação entre 2° e 8° C.

Para esses medicamentos, é vedado o uso de geladeira tipo “duplex”, “frost-free” ou frigobar. A geladeira precisa ser de uso exclusivo para medicamentos.

 

Realização de inventários

Realizar um inventário permite que você consiga ter uma visão geral de todos os itens que estão armazenados no estoque.

Dessa forma, você consegue fazer um levantamento e acompanhar as perdas, como também consegue traçar estratégias para evitar novos erros.

 

Reposição de suprimentos

Para garantir a um atendimento de qualidade ao cliente, visando a segurança de seus produtos, é preciso um rígido controle da reposição de equipamentos, medicamentos e insumos hospitalares diversos.

A reposição é muito importante para evitar a falta do produto, sendo necessário considerar a saída de cada item.

Alguns fabricantes levam um tempo maior para entrega de medicamentos. Dessa forma, é necessário ressaltar dois pontos fundamentais na reposição de estoque hospitalar: analisar o que mais sai e planejar novos pedidos para que nunca faltem, assim como contar com um fornecedor que realize entregas mais rápidas.

Estes são alguns fatores essenciais no gerenciamento eficiente do estoque hospitalar. Gostou de saber mais sobre como realizar esse gerenciamento?

A SisHOSP é uma empresa especializada em planejamento e soluções digitais para clínicas, hospitais, residenciais seniores, instituições de longa permanência e clínicas psiquiátricas. Trabalhamos com tecnologia inovadora e totalmente integrada.

Conheça hoje mesmo os benefícios de um software de gestão hospitalar especializado para o seu negócio. Fale agora mesmo com um dos nossos consultores e tire todas as suas dúvidas.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Precisa de ajuda?