Por que os sistemas de gestão devem estar integrados em um hospital?

Sempre que iniciamos a implantação do sistema em uma instituição de saúde, somos questionados se eles precisam integrar todos os setores do hospital.

Essa dúvida persiste até hoje, pois muitos gestores acreditam que os softwares disponíveis no mercado não têm todas as particularidades necessárias para cada ala da sua instituição.

No post de hoje vamos falar como qual a importância da integração geral do sistema de um hospital. Confira:

 

ERP Hospitalar

 

Entreprise Resource Planning, ou popularmente conhecido como ERP, são sistemas integrados de gestão empresarial que tem como principal característica otimizar a gestão e auxiliar as instituições para que elas atinjam seus objetivos, metas e estratégias dentro do ambiente corporativo.

Em um mundo cada vez mais conectado, surgiu a necessidade de uma maior organização e eficiência na gestão das informações por parte dos hospitais e instituições de saúde.

Por isso, temos visto nos últimos anos o surgimento de muitas empresas e organizações desenvolvendo softwares para maior controle e redução de custos das instituições com base em dados gerados pelos usuários do sistema.

Além de ampliar e modificar a maneira como nos relacionamos com a tecnologia dentro dos hospitais, essa integração e automatização dos processos gerou um controle maior por parte dos administradores e possibilitou um maior monitoramento desses fluxos e procedimentos diminuindo as filas de atendimento, compras desnecessárias, retrabalho e principalmente os erros médicos.

 

Conheça agora as 03 principais vantagens de um ERP Hospitalar:

 

  • 1 – Diminuição dos Erros Médicos:

Como bem sabemos, os erros médicos acompanham a rotina hospitalar há muitos anos. Má interpretação de prescrições médicas, dosagem superior ou inferior a indicada, tudo isso fazia parte do dia-a-dia do hospital visto que os registros em papel podiam gerar essa dúvida na hora do profissional de saúde aplicar em um paciente.

Com o uso de um ERP mais robusto esse tipo de problema passa a ser reduzido já que o software auxilia o médico na validação dos dados inseridos, checando sempre se há algum tipo de coerência naquilo que está sendo solicitado.

 

  •  2- Redução dos Gastos Hospitalares:

Controlar os custos de um hospital é fundamental para garantir a sua sobrevivência.

Os softwares de gestão integrados permitem um gerenciamento melhor do fluxo financeiro do seu hospital e garantem que você tenha total controle sobre cada ala para saber onde é necessário um olhar com mais atenção e onde é possível melhorar os índices da sua instituição.

 

  • 3 – Armazenamento de dados mais seguros:

Imagine que antigamente grandes hospitais e instituições de saúde tinham salas inteiras de fichas médicas e exames dos seus pacientes para que assim pudessem gerir melhor as demandas de cada setor. Ao longo dos anos muitas dessas fichas eram perdidas e dados importantes simplesmente desapareciam pois era impossível ter controle sob tantos papéis.

Os avanços tecnológicos foram importantíssimos para que situações como essa pudessem ser superadas e transformadas em ambientes mais seguros e adequados.

Com o armazenamento na nuvem e a coleta de dados digitais, tornou-se mais confiável o uso de dados por parte das instituições e pode trazer mais segurança para seus usuários.

 

Por fim, você não precisa contratar diversos sistemas para gerir cada ala do seu hospital.

Com a SisHOSP você encontra um software de gestão completo e eficiente, capaz de auxiliar você na tomada de decisão.

Fale com nosso time de especialistas e encontre a solução ideal para você!

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Precisa de ajuda?