No setor da saúde é essencial o uso da tecnologia e das inovações para trazer melhorias e mais agilidade, tanto no diagnóstico como nos tratamentos hospitalares, independentemente da doença ou das queixas do paciente.
Porém, o atendimento médico do dia a dia não pode ser robotizado e tratado com generalidade as necessidades particulares de cada paciente. Assim, é fundamental oferecer também um atendimento humanizado nos hospitais e clínicas de todo o Brasil.
Para entender melhor sobre o tema, no post de hoje vamos abordar o conceito e as vantagens da medicina integrativa e como aplicá-la em sua rotina médica para alcançar melhores resultados com os seus pacientes.
O que é Medicina Integrativa?
A Medicina Integrativa é uma abordagem da medicina que tem a finalidade de aproximar a relação médico-paciente. Essa abordagem visa a qualidade de vida do paciente e a sua saúde como um todo.
Isto é, a Medicina Integrativa não olha apenas para as patologias e sintomas dos indivíduos. Ela entende o indivíduo como um todo, envolvendo desde o histórico de doença até as condições emocionais do paciente.
De acordo com o portal R-Crio Células Tronco, o paciente é o ponto central do atendimento, pois todo o tratamento será discutido e decidido entre o médico e o paciente.
Tudo isso faz com que o paciente se sinta mais respeitado e valorizado, aumentando os resultados positivos na recuperação e nos tratamentos.
Quais são os benefícios da medicina integrativa para os profissionais?
Já entendemos o que é e quais são as vantagens dessa abordagem para os pacientes. Mas e para os profissionais? Como eles podem usufruir dessa abordagem?
Com um atendimento humanizado e tratamentos menos invasivos, o paciente sente que as suas reais necessidades estão recebendo a atenção e cuidado necessários, fazendo surgir ainda mais confiança e credibilidade para a clínica ou hospital (fonte: Longevidade Saudável).
Isso faz com que o estabelecimento tenha clientes/pacientes recorrentes. Assim, para além de indicarem para outras pessoas (como os familiares), os pacientes sempre retornarão quando necessário e se interessarão ainda mais por cuidar de sua saúde constantemente.
Como oferecer tratamentos baseados na medicina integrativa?
Para oferecer atendimento e tratamento baseados na medicina integrativa, o primeiro passo é olhar para o paciente como um todo, para além dos seus sintomas.
Além disso, é essencial compreender que a medicina tradicional não é capaz de alcançar os melhores resultados sozinha. Por isso, a medicina integrativa é tão encorajadora neste processo.
Veja como fornecer medicina integrativa em seu hospital/clínica:
- Considere todas as técnicas da abordagem, como a acupuntura e massoterapia;
- Integração é a chave da medicina integrativa. Ou seja, é a união dos tratamentos convencionais com os tratamentos integrativos em busca do melhor resultado para o paciente;
- Tenha um software de gestão que forneça tempo para os médicos se preocuparem realmente com os pacientes, e não com anotações e excesso de burocracia.
A importância de um sistema de gestão para a medicina integrativa
A Medicina Integrativa aliada com um sistema de gestão eficiente é a chave de sucesso para as clínicas e hospitais.
Conheça hoje mesmo os benefícios de um software de gestão hospitalar especializado para o seu negócio. Fale agora mesmo com um dos nossos consultores e tire todas as suas dúvidas.
A SisHOSP é uma empresa especializada em planejamento e soluções digitais para clínicas, hospitais, residenciais seniores, instituições de longa permanência e clínicas psiquiátricas. Trabalhamos com tecnologia inovadora e totalmente integrada.