O Coronavírus ou COVID-19 tem realmente causado inúmeros danos ao redor do mundo.
Na era da informação rápida e do mundo globalizado, hoje em dia é muito fácil você receber inúmeras notícias e dicas mas que nem sempre são verdadeiras.
Para não cair nesse tipo de pegadinha, a SisHOSP preparou 10 mitos e verdades sobre o Covid-19. Confira:
10 Mitos e Verdade sobre o Covid-19:
1- O vírus é transmitido pelo ar?
Verdade. De acordo com a infectologista, o vírus pode propagar no ar por meio de gotículas de saliva. Para evitar o contágio, ela recomenda uma distância de 2 metros entre as pessoas. “Se a pessoa tossir, cuspir ou espirrar, as gotículas ficam suspensas no ar e levam o vírus. Por isso é recomendado o uso de máscaras e o isolamento social”.
2 – Vitamina C pode curar o coronavírus?
Mito. “Não existe nenhum estudo comprovatório de nenhuma vitamina ou remédio para curar o coronavírus”. É sempre muito importante ter um bom nível de vitamina C no sangue, mas não há eficácia comprovada nesse caso em específico.
3 – Jovens e crianças estão imunes à doença?
Mito. Segundo as últimas atualizações sobre a pandemia no mundo todo, ninguém está imune à doença. Apesar de muitas crianças (abaixo de 9 anos) não apresentarem os sintomas ou quando apresentam não terem um agravamento do caso, não significa que não foram infectadas.
4- O vírus pode não apresentar sintomas quando infectado
Verdade. No total, 80% das pessoas infectadas não vão apresentar sintomas ou vão sentir somente um desconforto leve, como um resfriado. O momento certo de procurar um hospital é quando os sintomas considerados mais graves, como febre e falta de ar, surgirem.
5 – Existe cura para a doença?
Mito. Não existe um procedimento específico para o coronavírus. Como toda doença viral, pode haver uma “cura espontânea” pelo ciclo do vírus, tal como a gripe ou resfriado. Mas isso não significa que tenha um tratamento “criterioso” para o caso. “A gente pode dizer que o indivíduo está recuperado quando desaparecem os sintomas, mas não tem nada que cure a doença ainda”.
6 – O coronavírus foi inventado em laboratório?
Mito. “Não há absolutamente nada que chegue perto dessa hipótese, nada científico”.
7 – A dengue é mais comum que o coronavírus?
Verdade. O número de casos de infectados por dengue no Brasil é maior em comparação ao coronavírus. Somente este ano, teve um aumento de 300% dos casos no Distrito Federal. Entre 29 de dezembro e 18 de janeiro, segundo dados do Ministério da Saúde, foram identificados mais de 30 mil casos de dengue no país.
8 – Metanol pode matar o vírus?
Mito. Não há um medicamento com eficácia comprovada, apesar de a cloroquina estar sendo testada. Porém, mesmo que o álcool curasse a doença, a ingestão não é recomendada.
9- O vírus não sobrevive a clima quente?
Mito. No início da pandemia, a hipótese era de que o vírus só sobrevivia a lugares frios. Porém, o fato da proliferação da doença no Brasil e em outros países de clima quente comprovou o oposto.
10 – O coronavírus pode ser transmitido por meio de objetos?
Verdade. De acordo com os infectologistas, a contaminação por superfície é a mais comum. Por isso, a importância de sempre higienizar as mãos e evitar tocar muitas superfícies e sempre higienizar muito bem as mãos.
Esperamos que essas informações ajudem você a esclarecer melhor suas dúvidas e que possamos passar por essa pandemia ainda mais fortes.
Conte conosco.
Equipe SisHOSP