A humanização na área de saúde tem se tornado cada vez mais presente nas instituições. Mas será que é possível conciliar o avanço tecnológico (a digitalização das clínicas e hospitais) sem descuidar de um atendimento humanizado?
Por isso, no post de hoje vamos entender como a tecnologia pode auxiliar as instituições na área de saúde a oferecerem um atendimento mais humanizado.
O que é atendimento humanizado?
De acordo com a Fundação Instituto de Administração (FIA), a humanização na saúde é um conceito baseado em relacionamentos interpessoais de qualidade, questões estruturais e éticas.
Ou seja, o atendimento humanizado parte de olhar diferenciado em direção ao paciente, enxergando-o como um ser humano completo e que necessita de acolhimento para alcançar uma recuperação satisfatória.
Assim, humanização na saúde é um conceito relacionado às interações, estrutura e processos realizados em unidades de saúde, agregando ambientes e relações acolhedoras. Dessa forma, o estabelecimento, gestores, funcionários e parceiros também ganham reconhecimento, melhora no clima organizacional e, até mesmo, a oportunidade de aumentar as receitas.
Como a tecnologia pode ajudar o atendimento humanizado?
O Portal Consumidor Moderno explica que quando se fala em atendimento humanizado, logo se pensa na necessidade de ter uma pessoa para realizá-lo. Porém, com a evolução das tecnologias, é possível promover esse atendimento de forma automatizada.
De que forma? A maior digitalização das instituições de saúde vem com foco em inovações que proporcionem agilidade, rapidez, segurança, eficiência e acuracidade nos processos, desde a gestão financeira, prontuário eletrônico, faturamento, agendamento online, dentre outros.
Ou seja, nada mais do que a integração das mais diversas áreas em um único ambiente, proporcionando a troca de informações em tempo real e de maneira segura.
E toda essa digitalização dos processos gera instituições da área de saúde muito mais competitivas e de qualidade. Porém, o grande receio é que, para existir toda esta automação e integração dos processos, perca-se a humanização do atendimento. Porém, como vimos em um post anterior, com uma boa gestão, o efeito será o oposto: uma maior humanização das organizações de saúde.
Ou seja, o tratamento humanizado pressupõe a união entre a qualidade do tratamento técnico e a qualidade do relacionamento que se desenvolve entre paciente, familiares e a equipe. Com a digitalização dos processos, os colaboradores podem focar naquilo que é mais importante: nas pessoas.
Além disso, a Internet das Coisas (IoT) também tem um papel transformador. Por exemplo, com diversos equipamentos interligados e conectados, hoje é possível buscar respostas de uma forma muito mais ágil. E estas tecnologias são essenciais para ajudar os médicos a se concentrarem mais no paciente e menos em coletar dados e informações que podem ser feitos por computadores
Quer conhecer mais sobre as funcionalidades de um software de gestão hospitalar que vai auxiliar sua instituição a ter um atendimento muito mais humanizado? Fale agora mesmo com um dos nossos consultores e tire todas as suas dúvidas.
A SisHOSP é uma empresa especializada em planejamento e soluções digitais para clínicas, hospitais, residenciais seniores, instituições de longa permanência e clínicas psiquiátricas, sempre com tecnologia inovadora e integrada. E é isso que a SisHOSP faz: desenvolve soluções para agregar valor ao seu negócio. Para mais informações, entre em contato conosco.