Experiência do Paciente: qual a importância?

Nos últimos anos, o conceito de Experiência do Paciente tem se tornado mais presente no cotidiano de instituições de saúde. O conceito surgiu nos Estados Unidos, em 1980 e, desde então, tem adquirido força em muitos outros países.

Por isso, no post de hoje vamos entender o que é Experiência do Paciente e ver como a tecnologia pode ser uma importante aliada para o sucesso de hospitais e clínicas.

 

O que é Experiência do Paciente?

De acordo com o Hospital Sírio-Libanês, o termo “Experiência do Paciente” tem sido utilizado para se referir ao conjunto de fatores que influenciam a percepção dos pacientes com relação aos cuidados que recebem ao longo de sua jornada junto aos profissionais e instituições de saúde.

Ou seja, de acordo com o Portal Setor Saúde, a Experiência do Paciente pode ser entendida como o mais recente capítulo da humanização dos cuidados de saúde.

Na prática, corresponde à soma de todas as interações, moldadas pela cultura da organização, que influenciam a percepção do paciente através da continuidade do cuidado. Assim, ambiente confortável, atencioso e seguro, cuidado tranquilo e reconfortante, transmissão de informações que auxilie na tomada de decisão consciente sobre os cuidados, tratamento honesto, respeitoso e digno são elementos que sustentam uma experiência positiva do paciente.

 

Principais estratégicas para uma Experiência do Paciente positiva

As principais estratégias relacionadas com a Experiência do Paciente envolvem (fonte: Hospital Sírio-Libanês):

  • entender as expectativas dos pacientes e familiares com as Instituições e os profissionais;
  • utilizar ferramentas (canais de comunicação) que permitam monitorar a percepção dos pacientes sobre os cuidados prestados;
  • identificar as oportunidades de melhoria;
  • desenhar as soluções e os projetos de melhoria incluindo a percepção do paciente e/ou seu familiar, utilizando-se das metodologias de co-criação (co-design models).

 

Como proporcionar uma experiência diferenciada para os pacientes?

O Grupo Ibes pontua que evidências substanciais apontam para uma associação positiva entre vários aspectos da Experiência do Paciente, tais como boa comunicação entre provedores e pacientes, e vários importantes processos e resultados de cuidados de saúde.

Esses processos e resultados incluem a adesão do paciente ao conselho médico, melhores resultados clínicos, melhores práticas de segurança do paciente e menor utilização de serviços de cuidados de saúde desnecessários.

 

E o papel da tecnologia?

A tecnologia pode ser uma grande aliada nas estratégias que visam maximizar a Experiência do Paciente.

Mesclar a humanização ao arsenal de tecnologias possibilita personalizar e melhorar a Experiência do Paciente. Além disso, agilidade na prescrição médica, agendamentos, retornos e remarcações por meio de aplicativos são diferenciais.

Por fim, nossos sistemas oferecem um conjunto de recursos às Instituições de Saúde que tem como objetivo melhorar sempre a experiência do Paciente.

Quer conhecer mais sobre as funcionalidades de um software de gestão hospitalar e como ele pode impactar, positivamente, na Experiência do Paciente? Fale agora mesmo com um dos nossos consultores e tire todas as suas dúvidas.

A SisHOSP é uma empresa especializada em planejamento e soluções digitais para clínicas, hospitais, residenciais seniores, instituições de longa permanência e clínicas psiquiátricas, sempre com tecnologia inovadora e integrada. E é isso que a SisHOSP faz: desenvolve soluções para agregar valor ao seu negócio. Para mais informações, entre em contato conosco.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Precisa de ajuda?