Clínicas Médicas: Como Ter uma Gestão mais Eficiente?

Clínicas médicas: como ter uma gestão mais eficiente?

A gestão de clínicas médicas traz diversos desafios, tais como a parte financeira, estoque, rotinas, dentre outras. Por isso, no post de hoje vamos entender como ter uma gestão mais eficiente para as clínicas médicas. Vamos lá?

Clínicas médicas: principais desafios

Muitas vezes encontramos clínicas médicas sendo geridas por profissionais da área de saúde, com muita experiência na parte técnica. Porém, sem formação específica no âmbito da gestão e de negócios. Desta forma, a experiência acaba sendo construída na prática através de acertos e erros o que, muitas vezes, pode causar inúmeros transtornos.

Dicas para ter uma gestão mais eficiente de clínicas médicas

Quando falamos em organizações na área de saúde, quais são os principais pontos críticos que devem ser levados em consideração para uma gestão mais eficiente? Separamos aqui 3 (três) dicas bem práticas.

Dica 1: Organizar as rotinas

Os processos e rotinas diárias, se não bem planejadas e implementadas, certamente serão um motivo para a ineficiência da clínica, além de poder trazer impactos para as mais diversas áreas, como o atendimento e a percepção do cliente/paciente. Assim, é importante focar na otimização da gestão das seguintes rotinas:

  • Agendamento de consultas e exames;
  • Agendamento virtual pela web;
  • Gestão de prontuário;
  • Controle de exames.

Aqui, outra dica é adotar na sua clínica a assinatura digital que, certamente, trará agilidade para os processos, mantendo toda a segurança exigida.

Dica 2: Foco na gestão financeira

A gestão financeira é um dos centros nervosos de qualquer organização, inclusive quando se trata de clínicas médicas. Fazer uma boa gestão do faturamento é imprescindível. Um outro desafio quando o assunto está relacionado com clínicas médicas é a gestão de glosas: se essa administração não for controlada de maneira correta, certamente acarretará em grandes prejuízos para a clínica.

Ainda dentro da gestão financeira é necessário focar no repasse do pagamento aos profissionais para que não haja comprometimento do fluxo de caixa.

 

Dica 3: Criar parcerias estratégicas

Criar parcerias com empresas com expertise é fundamental para uma gestão eficiente de uma clínica médica, pois a experiência e a especialidade de terceiros são cruciais para o sucesso dos negócios.

E isso inclui parcerias com empresas especialistas em sistemas de gestão exclusivos para a área de saúde e para clínicas médicas. E é isso que a SisHOSP faz: desenvolve soluções para agregar valor ao seu negócio. Somos uma empresa especializada em planejamento e soluções digitais para hospitais, clínicas, residenciais seniores, instituições de longa permanência e clínicas psiquiátricas, sempre com tecnologia inovadora. Para mais informações, entre em contato conosco.

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Iniciar Conversa
Precisa de ajuda?