Estudos recentes indicam que cerca de 67% dos hospitais no Brasil somam menos de 50 leitos.
Tendo em vista esses dados, podemos dizer que a grande maioria dos hospitais são de pequeno porte, ou seja, precisam ter uma maior eficiência assistencial e financeira.
Mas para que isso se torne realidade é preciso investir em tecnologia e processos.
Confira no post a seguir dicas importantes de como manter a saúde financeira do seu hospital de pequeno porte em dia!
Saúde no Brasil: um breve panorama!
O Brasil soma hoje mais de 6 mil hospitais espalhados pelos quase de 5.600 municípios brasileiros. Diante desses números, imagina-se que cada cidade tenha um hospital pronto para atender seus residentes, correto?
Infelizmente não!
Hoje no Brasil cerca de 67% dessas instituições são privadas ou filantrópicos de pequeno porte (aqueles com até 50 leitos no máximo) e por esse motivo nem toda população consegue ter acesso a saúde como deveria.
Pesquisas recentes indicam que nos últimos anos os hospitais de pequeno porte têm sofrido muito com a queda de qualidade no atendimento e também com a ineficiência das escalas médicas causando enormes prejuízos financeiros para as instituições e deixando os gestores de cabelo em pé.
Informatizar é preciso!
Nos últimos anos, o repasse de recursos da saúde pelo governo Federal tem sido feito através de um rigoroso sistema digital. Isso significa que os hospitais que ainda fazem a gestão de maneira manual não conseguirão receber os recursos tão facilmente gerando inúmeras glosas afetando significativamente a saúde financeira da instituição.
Ou se atualiza ou morre!
A solução para driblar toda essa situação é uma só: Informatização completa!
Utilizar um sistema de gestão, pode ajudar e muito os hospitais de pequeno porte a contornar essa situação em tempos de retomada da economia.
É sempre bom ficar de olho em alguns sinais para saber se sua instituição está sofrendo com processos ruins que podem atrapalhar a saúde financeira da sua instituição, são eles:
- Constante falta de medicamentos e insumos importantes;
- Grande número de glosas médicas;
- Falta de informação gerenciais para a tomada de decisão;
- Falta de integração dos setores hospitalares.
Com SisHOSP você tem a integração completa dos setores da sua instituição, seja ela do tamanho que for. Nossa equipe de especialistas está sempre pronta para oferecer a melhor solução para a sua necessidade.
Entre em contato hoje mesmo com nosso time e mude para SisHOSP.