Como usar a tecnologia ao seu favor para conseguir controlar o custo do seu hospital?

Todo mundo sabe que controlar os custos de um hospital não é tarefa das mais fáceis.

Saber estimar os custos fixos e variáveis de grandes instituições de saúde é complicado e requer tempo e experiência no cargo.


Isso porque muitas instituições ainda não utilizam todas as tecnologias ao seu favor.

Mas a “revolução digital”, que vem transformando o mercado da saúde ainda é lento e muitas vezes só ocorre quando se faz necessário.

Confira nesse post como usar a tecnologia ao seu favor para conseguir controlar o custo do seu hospital

Mudar é preciso!

O mercado como um todo passa por diversas transformações tecnológicas

Robôs fazem trabalhos que antes eram feitos apenas por humanos e informações são extraídas e processadas de maneira muito mais assertiva.

Mas não pense você que a mudança digital começa apenas com um software de gestão, ela vai muito além!

O processo digital no controle do custo hospitalar

Nós já falamos aqui da importância do prontuário eletrônico do paciente para controlar todas as atividades e saber os custos de cada atendimento.

Já tratamos também sobre o armazenamento de dados dos pacientes como forma rápida e segura de encontrar dados importantes e histórico do paciente nas consultas.

Agora precisamos que as instituições entendam que o processo digital não pode ocorrer apenas quando lhe convém. Essa busca por inovação deve fazer parte da filosofia da empresa.

Sem controle, sem resultados

Imagine que sua instituição fazia 100 atendimentos por dia no setor da emergência e de repente passou a fazer o triplo. Não é preciso ser expert no assunto para saber que muitos insumos poderão faltar em virtude desse acontecimento, correto?

Por incrível que pareça, ainda assim os processos de compra são feitos quando esses produtos estão zerados, causando um enorme desconforto para equipe e uma falta de respeito com os seus pacientes.

Ainda assim você pode pensar: Mas que culpa eu tenho se houve um aumento na demanda que culminou com a falta de insumos? Bom, independente dos fatos, essa culpa recairá sobre você!

Isso porquê através do software é possível estipular número mínimo de estoque para efetuar uma nova compra e quando o sistema atinge esse nível é possível automaticamente já gerar um novo pedido de compra e selecionar o fornecedor com menor valor e menor prazo de entrega.

Assim você consegue se preparar para problemas como esse e buscar soluções rápidas para não interferir no funcionamento da sua instituição.

Controlar o custo do seu hospital só depende das suas escolhas

O processo de evolução digital das instituições de saúde passa primeiramente pela mudança da filosofia da empresa!


De nada adianta implementar um software de gestão moderno e tecnológico se na hora de utilizar o sistema os colaboradores não preencherem todos os dados necessários.

Por isso é preciso muito mais que desejo de mudar, é preciso ação!

Somente assim você conseguirá controlar os custos, entender o valor de cada processo e poder assim planejar o crescimento saudável da sua instituição.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Precisa de ajuda?