ChatGPT e saúde: quais são as principais tendências?

Com o avanço da tecnologia, o ChatGPT tem se mostrado uma ferramenta útil na área da saúde. Com sua capacidade de processamento de linguagem natural, ele pode auxiliar na interpretação de exames, identificação de sintomas e, até mesmo, no atendimento virtual.

 

Neste texto, vamos explorar os impactos do ChatGPT na saúde e quais serão as próximas tendências dessa solução na área da Medicina.

O que é o ChatGPT?

Conforme orienta o portal UOL, o ChatGPT é uma espécie de robô de troca de mensagens de texto. E com ele é possível realizar uma infinidade de conversas ou obter informações, desde futebol até a resolução de problemas matemáticos.

 

Sendo assim, o ChatGPT é uma inteligência artificial que funciona através de comandos de textos. Basta digitar o que se deseja e, assim, terá uma resposta instantânea também em formato de texto.

 

Essas respostas são obtidas através de um imenso volume da dados que a inteligência artificial tem acesso, permitindo respostas personalizadas aos usuários.

 

Qual o impacto do ChatGPT na área da saúde?

O ChatGPT é uma ferramenta que vem se popularizando e ganhando força em todas as áreas. E a Medicina pode ser uma das áreas a ser beneficiada com tal ferramenta.

 

Isso porque, hoje em dia, os hospitais e clínicas possuem um alto fluxo de pacientes. Sendo que, os dados e exames dos pacientes são armazenados de forma digital.

 

E para que o médico consiga fornecer um atendimento humanizado para seus pacientes, é necessário o auxílio de softwares hospitalares e inteligências artificias (que é o caso do ChatGPT).

 

Dessa forma, veja as principais tendências do ChatGPT para a área da saúde (fonte: portal Ipemed):

 

Processamento de dados mais veloz

Espera-se que a ferramenta evolua ainda mais, possibilitando maior praticidade e agilidade na rotina médica.

 

Com o ChatGPT, poderá ser possível o acesso a listas de sintomas em milissegundos, melhorando o trabalho de diagnóstico médico.

 

Clusterização de pacientes

Essa inteligência artificial também poderá ajudar em tarefas mais simples. Por exemplo, como a organização de pacientes em alas de hospitais de acordo com a idade, queixa médica ou profissional responsável (clusterização).

 

Minimização de erro médico

Os profissionais estão cada vez mais se aprimorando em conhecimentos médicos. Porém, os erros médicos ainda são uma realidade dentro de clínicas e hospitais.

 

Espera-se que o ChatGPT seja uma das melhores maneiras de prevenir erros médicos, já que ele possui uma grande capacidade de armazenamentos de dados relevantes.

 

Atendimento e Humanização

De acordo com o Estadão, o ChatGPT estabelece um nível de conversa mais avançado. Neste sentido, pode servir como uma unidade de front na interação de pacientes de forma mais natural.

 

Além disso, essa tecnologia pode aumentar a capacidade de telemonitoramento, como a gestão de pessoas em domicílio, além de realizar orientações básicas sobre medicamentos e efeitos colaterais. No entanto, é importante destacar que a ferramenta precisa ser alimentada com bases mais específicas e sólidas e monitorada constantemente por profissionais de Saúde.

 

Então, além de uma consulta médica atenciosa e ágil, o ChatGPT possui grandes possibilidades de fornecer informações e organização para evitar erros médicos e assegurar ainda mais a saúde do paciente, oferecendo, também, proteção de dados.

 

Gostou de saber mais como o ChatGPT poderá fazer parte na rotina de organizações na área de saúde?

 

A SisHOSP é uma empresa especializada em planejamento e soluções digitais para clínicas, hospitais, residenciais seniores, instituições de longa permanência e clínicas psiquiátricas. Trabalhamos com tecnologia inovadora e totalmente integrada.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Precisa de ajuda?