A importância da Proteção de Dados de pacientes na gestão hospitalar

O setor de saúde deve ter uma grande responsabilidade com os dados de seus pacientes, pois grande parte deles é considerado conteúdo sensível de acordo com a Lei de Proteção de Dados (LGPD), contendo informações pessoais e sigilosas de cada paciente.

Com inúmeras opções de softwares de gestão hospitalar, é difícil compreender qual a melhor maneira de proteger os dados dos pacientes e se prevenir contra os processos judiciais caso esses dados venham a vazar.

Para entender melhor sobre o tema, no post de hoje vamos contextualizar a importância da proteção de dados de pacientes na gestão hospitalar.

 

O que é proteção de dados?

A proteção de dados é uma medida essencial para zelar pela privacidade e segurança das informações pessoais. E o setor de saúde lida, diariamente, com um grande volume de dados pessoais que não podem ser vazados.

Portanto, a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) foi sancionada em 2018 e entrou em vigor em 2020, trazendo muitas regulamentações para preservar ao máximo os dados confidenciais.

Conforme o próprio portal da LGPD informa, muitas tecnologias surgiram (como os sistemas de gestão hospitalar) e há uma preocupação de como esses dados estão sendo tratados e armazenados.

O maior impacto que essa lei trouxe para a saúde é que todos os usuários devem consentir com a utilização de seus dados. Portanto, as instituições médicas devem solicitar de forma honesta e transparente a utilização de dados de seus pacientes.

É importante lembrar que o paciente tem o total direito de restringir o uso dos seus dados, ter o conhecimento do destino de suas informações e solicitar a exclusão de seus dados do armazenamento.

 

Área de saúde: como se adequar a LGPD?

Para que os hospitais e as clínicas não sejam prejudicados, existem meios para se adequar à nova regulamentação e fornecer um serviço respeitoso para os seus pacientes.

Confira as 3 principais formas de implementar a nova regulamentação na rotina da sua clínica/hospital:

 

Solicite autorização para os pacientes

O primeiro passo (e obrigatório) é solicitar a permissão do uso das informações pessoais de cada paciente/cliente. Treine a equipe para fazer isso de forma clara e objetiva, explicando educadamente para os pacientes que o armazenamento de seus dados irão auxiliar e agilizar o atendimento médico, assim como documentar o aceite por escrito.

 

Tenha uma cultura organizacional de proteção de dados

É fundamental treinar e reforçar constantemente para a equipe, em todos os níveis hierárquicos, sobre a importância da proteção de dados. Dessa forma, é possível que os processos rotineiros do uso de informações pessoais sejam feitos de maneira confiável e segura, reduzindo os erros e, consequentemente, os prejuízos futuros.

 

Tenha um sistema de gestão confiável

Para cumprir a LGPD na saúde é muito importante obter um sistema de gestão hospitalar eficiente, oferecendo qualidade no atendimento das instituições médicas e segurança.

E não se esqueça: a LGPD prevê multas gravíssima para as instituições que não cumprirem com seus requisitos.

 

A importância de um sistema de gestão

Ter um software de qualidade com alta segurança é essencial para as clínicas e hospitais que buscam credibilidade, destacando-se de suas concorrentes.

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