Gestão Hospitalar: uma guia de como melhorar o atendimento ao paciente

Hospitais e clínicas na área da saúde devem ter o paciente como foco em todas as suas operações. O atendimento ao paciente é crucial para aumentar o desempenho operacional, reduzir custos e ainda oferecer uma experiência satisfatória.

Por isso, no post de hoje vamos abordar como melhorar o atendimento ao paciente com o apoio da gestão hospitalar, gerando mais conexão, respeito e satisfação para ambas as partes.

 

Guia definitivo de como melhorar o atendimento ao paciente

A recepção é o primeiro contato que o paciente tem ao entrar em um hospital. O atendimento tem que ser satisfatório por toda a jornada do paciente, seja na recepção, na consulta ou, até mesmo, na realização de exames.

Esse cuidado faz com que o paciente se sinta acolhido em uma situação de desconforto e dores, podendo até melhorar e animá-lo em relação às condições de sua saúde e os tratamentos que deverão ser realizados.

A atenção durante o registro de informações do paciente ainda na recepção também é fundamental, economizando complicações desnecessárias e elevando a produtividade hospitalar como um todo.

Além disso, o cuidado com paciente na hora de examiná-lo ou realizar algum exame também é importante. De acordo com o portal da Prefeitura de Porto Alegre, o Hospital de Pronto Socorro (HPS) recebeu destaque em prática de atendimento ao paciente ao optar por um protocolo de fixação de cateteres para preservar o conforto do paciente, reduzindo desperdícios e custos hospitalares.

Isto é, o atendimento ao paciente não é apenas um tratamento verbal educado e respeitoso. É também priorizar a segurança e o conforto dos pacientes em todos os processos hospitalares.

Entendas as principais práticas para um atendimento acolhedor e respeitoso.

Espaço aconchegante  

Uma sala recepção e consultórios médicos limpos e confortáveis é a primeira impressão que o cliente carregará ao lembrar da clínica ou hospital.

Conforme o portal StarMed orienta, um espaço aconchegante é composto por:

  • Limpeza e organização;
  • Tonalidades de decoração e tintura claras;
  • Oferecer água, café e bolachas;
  • Disponibilizar entretenimentos, principalmente o acesso ao WiFi.

 

Atendimento humanizado

Segundo o portal UpFlux, garantir suporte emocional é uma das maneiras de humanizar o atendimento, possuindo um bom desempenho técnico por parte dos colaboradores que transforma a experiência do paciente. Isso porque a humanização é um valor que respeita a vida humana.

 

Treine seus colaboradores

De acordo com o portal Leucotron, treinar todos os colaboradores, independentemente do nível hierárquico, é fundamental. Desta forma, cada etapa do atendimento será executada com excelência e isso irá melhorar o desempenho do hospital.

E por que isso acontece? Porque o treinamento é capaz de fornecer suporte técnico e conhecimento emocional para que os funcionários saibam lidar com diversas situações do dia a dia, fornecendo mais segurança e respeito aos pacientes.

 

Gestão Hospitalar no atendimento ao paciente

A Gestão Hospitalar é o pilar principal de um bom funcionamento das boas práticas dentro de um hospital, possibilitando o aumento do faturamento e expansão de serviços.

Ela é responsável por otimizar todos os processos operacionais que demandam tempo dos colaboradores, permitindo que eles se atentem ao que realmente faz diferença: o atendimento ao paciente.

O investimento em tecnologia é importante para que o paciente receba a atenção necessário. Além de minimizar problemas operacionais, a tecnologia também fornece mais segurança aos dados do paciente e mais agilidade no atendimento, melhorando a experiência dos usuários (portal: Future Marketing).

Dessa forma, uma gestão hospitalar equipada com um bom software hospitalar é essencial para garantir uma boa produtividade, desde a recepção até a consulta médica, e melhorar significativamente a experiência do atendimento ao paciente.

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