Como melhorar o atendimento ao paciente?

Uma das principais preocupações para a gestão de uma organização é oferecer um bom atendimento para o seu público. E na área de saúde a importância de um bom atendimento torna-se ainda mais relevante, influenciando diretamente na Experiência do Paciente.

De maneira geral, podemos dizer que um atendimento de qualidade não está relacionado apenas a responder mensagens rapidamente, atender telefonemas ou ser simpático. Um atendimento de qualidade busca desenvolver um relacionamento com o cliente e/ou paciente, fazendo com que ele se sinta valorizado.

Para compreender mais sobre o tema, no post de hoje vamos ver algumas formas para melhorar o atendimento ao paciente, seja nas clínicas médicas, hospitais ou outras organizações na área de saúde.

 

Treine e capacite os colaboradores

Seja na área de saúde, assim como as mais diversas áreas, manter os colaboradores atualizados é um diferencial muito importante. Por isso, oferecer treinamentos e capacitações é uma forma de manter o time com alta qualidade.

Assim, treinar e capacitar a equipe faz parte de qualquer estratégia de uma organização que visa o crescimento, sendo os principais benefícios:

  • Aumento de produtividade;
  • Diminuição da rotatividade de colaboradores;
  • Melhoria da motivação;
  • Aumento da confiança dos colaboradores ao desempenhar as suas atividades;
  • Maior qualificação da equipe;
  • Melhoria na qualidade do atendimento.

 

Tenha o prontuário eletrônico

prontuário eletrônico é uma ferramenta usada para registrar, armazenar e disponibilizar as principais informações sobre um paciente. Basicamente, ele é um repositório de informações mantidas de forma eletrônica de um paciente com informações de saúde e clínicas, tais como:

  • Registro de anamnese, exame objetivo e variáveis clínicas;
  • Prescrição de medicamentos ou outros métodos terapêuticos;
  • Emissão de atestados e outros documentos clínicos;
  • Solicitação de exames e outros métodos diagnósticos complementares; Encaminhamentos;
  • Acesso rápido aos problemas de saúde e intervenções atuais.

 

Do ponto de vista do paciente, a utilização do prontuário eletrônico proporciona um melhor atendimento gerando uma maior confiança entre ele e o médico, além de um tratamento muito mais eficiente.

 

Ofereça o agendamento online

O agendamento online permite que os pacientes visualizem a disponibilidade do médico e/ou dos exames e possam realizar todo o processo de agendamento com autonomia, sem necessariamente entrar em contato com a respectiva clínica ou ambulatório médico. E esse tipo de ferramenta facilita não só a vida do paciente, mas também dos médicos e dos demais profissionais envolvidos com o atendimento.

Para além desta autonomia na hora do agendamento, muitas ferramentas também oferecem envio de mensagens automatizadas para confirmação da consulta, reduzindo drasticamente o percentual de absenteísmo.

Além disso, quando falamos de agendamento online, é importante que esta ferramenta esteja integrada a um software de gestão específico para o gerenciamento de clínicas e hospitais. Dessa forma, todas as informações estratégicas para o negócio ficam armazenadas em um mesmo local e disponibilizadas em tempo real.

Quer conhecer mais sobre as funcionalidades e os benefícios de um software de gestão hospitalar especializado para o seu negócio? Fale agora mesmo com um dos nossos consultores e tire todas as suas dúvidas.

 

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